Centro de Inteligência da SETUR-SP se torna membro oficial da OMT

Compartilhe!

1 curtiu
Criado na atual gestão da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de SP, CIET recebeu nesta quinta-feira a carta de aceitação para se tornar membro oficial da Rede Internacional de Observatórios de Turismo Sustentável (INSTO) da Organização Mundial do Turismo (OMT)
 
O Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), ligado à Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, se tornou membro oficial da Rede Internacional de Observatórios de Turismo Sustentável (INSTO) da Organização Mundial do Turismo (OMT). A entrega da carta de aceitação ocorreu durante cerimônia realizada na manhã desta quinta-feira (20) em Madri, na Espanha. 
 
A OMT realiza na capital espanhola a reunião anual da INSTO, que conta com a participação dos 32 observatórios membros da rede. Além de receber a carta de novo membro, o coordenador do CIET, Fabio Montanheiro, apresentou o trabalho do Centro de Inteligência e participa, durante os dois dias, dos diversos debates sobre o monitoramento do turismo e a sustentabilidade do setor.
 
O CIET é o primeiro observatório de turismo estadual do Brasil a ser aceito na Rede Internacional de Observatórios. O ingresso como membro oficial da INSTO eleva a competência do CIET a um novo patamar, ao permitir acesso aos métodos de pesquisa inovadores da OMT, compartilhamento de cases de sucesso de outros destinos turísticos mundiais e participação em todas as atividades realizadas pela OMT. 
 
Criado em 2019, na atual gestão, o CIET é responsável pela coleta e tratamento de dados a fim de monitorar e compreender o comportamento dos visitantes no destino São Paulo, bem como antecipar as tendências do mercado turístico e a sustentabilidade do próprio setor. As análises e pesquisas são um trunfo importante para todo o setor de turismo no planejamento de ações e direcionamento de esforços para o desenvolvimento da cadeia produtiva do turismo, viagens e eventos.
 
O CIET monitora o turismo por meio das nove principais cidades que possuem o maior fluxo turístico do estado. São cidades distribuídas em diversas regiões, o que permite avaliar o turismo de forma mais ampla. As cidades monitoradas pelo CIET são Olímpia, Brotas, Ribeirão Preto, Campos do Jordão, Aparecida, Ilhabela, Santos, Eldorado e Campinas. Elas foram selecionadas de acordo com critérios objetivos, como fluxo de turistas, relevância regional, disponibilidade de dados estruturados e informações com séries históricas, entre outros.
 
“É um orgulho imenso para o turismo paulista e brasileiro ser representado diante do principal órgão mundial do setor. Fazer parte desse seleto grupo, que conta com apenas 32 observatórios em todo o mundo, reflete o importante trabalho de um departamento criado no início da atual gestão e que alcançou a excelência em quatro anos de existência”, comemora Vinicius Lummertz, secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.

Álbum de Fotos