Com olhares para 2022, Conturesp realiza última reunião do ano a bordo do trem Litorina

Membros do Conturesp e funcionários da CPTM, na Estação Brás, antes da partida para a viagem até Mogi das Cruzes

Compartilhe!

Curtir
Após quase dois anos de pandemia, essa foi a primeira reunião presencial do conselho
 
Em clima de confraternização e de expectativa com a retomada das atividades turísticas em 2022, o Conselho de Turismo do Estado de São Paulo (Conturesp) realizou na terça-feira (14) a última reunião do ano, mas de forma presencial e a bordo do trem turístico Litorina. Foi a primeira reunião presencial desde o início da pandemia, em 2020, e a primeira viagem comercial do trem desde a revitalização. Os membros do conselho que não puderam comparecer acompanharam de forma virtual.

Rodrigo Ramos, coordenador de turismo da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo comentou sobre as atividades da secretaria. “Temos realmente retomado as ações, tanto de estruturações, apoiando as rotas turísticas, quanto de promoção, retomando com força a participação nos eventos. E para 2022 a ideia é retomarmos a campanha do SP pra Todos”, disse Rodrigo.

A viagem até Mogi das Cruzes foi organizada pelo conselho como demonstrativo da importância do trem e do turismo ferroviário. O Expresso Litorina foi construído inicialmente em 1962 para viagens de luxo entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro e em 2010 foi resgatado pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), junto com a Associação Nacional de Preservação Ferroviária (ANPF), para fazer parte dos seus veículos turísticos. A CPTM oferece desde 2009 o Expresso Turístico, viagens turísticas que saem da estação Luz até três destinos: Mogi das Cruzes, Jundiaí e Paranapiacaba, em Santo André.

“Trazer os conselheiros para cá foi uma forma de mostrar aos envolvidos no setor que há possiblidades diferentes e inovadoras para se trabalhar com atividades turísticas dentro da linha da CPTM”, comentou Fabio Barbosa, membro do conselho e da ANPF, que são responsáveis pelos trens do Expresso Turístico.

Por essa dedicação e parceria com a associação, funcionários da CPTM foram homenageados antes da visita e receberem um pequeno troféu simbólico. O presidente da Companhia, Pedro Moro, foi um deles.
 
 

Álbum de Fotos