Com verba do Dadetur, revitalização da praça Padre Anchieta e a implantação do Marco Zero são inaugurados em Itu

Curtir
Recuperação de pavimento do estacionamento para motos, pintura, iluminação e mobiliário foram alguns dos serviços realizados na revitalização do equipamento turístico

A Estância Turística de Itu inaugura nesta quarta-feira (1º) a revitalização da Praça Padre Anchieta, conhecida popularmente como Largo do Bom Jesus, e a implantação do Marco Zero, que pode ser entendido como o centro geográfico do município e a partir do qual todas as medições de distâncias estão demarcadas enquanto origem.

A obra foi realizada com recursos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (DADETUR), da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo. O investimento do governo do Estado foi de R$ 343 mil.

Para a revitalização da praça Padre Anchieta e a implantação do Marco Zero foram realizadas a substituição e ampliação da rede elétrica de iluminação e instalação de tomadas, infraestrutura de tubos e cabos, execução de rampas de acessibilidade, recuperação dos canteiros e do pavimento do estacionamento para motos, revitalização do paisagismo, recapeamento asfáltico, reforma do piso, retirada e recolocação do mosaico português, além da reforma dos bancos de madeira, lixamento e pintura.

Para receber a verba do Dadetur, as prefeituras das Estâncias ou dos Municípios de Interesse Turístico (MITs) precisam cumprir uma série de procedimentos: apresentação e aprovação dos projetos de melhoria de infraestrutura turística aos Conselhos Municipais de Turismo e, posteriormente, ao Conselho de Orientação e Controle do Fundo de Melhoria das Estâncias. É necessário um detalhamento do custo de cada obra e apresentação de documentação completa ao Dadetur, além de licitação de empresas para a realização das obras. Somente após essas etapas é que o município pode acessar os recursos disponíveis.

Álbum de Fotos