Confiança no turismo paulista está maior em dez dos 13 maiores segmentos, diz Setur-SP

Compartilhe!

Curtir
Otimismo de empresários e gestores municipais paulistas é maior em segmento de hospedagens, parques aquáticos, alimentação e locadoras de veículos
 
O índice de confiança das principais lideranças do turismo paulista continua em alta, de acordo com a sondagem realizada pela Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo (Setur-SP). Os segmentos que atingiram maior pontuação foram os acampamentos turísticos (170 pontos), locadoras de veículos (158 pontos), organização de eventos (144 pontos), transportadora turística (139 pontos) e meios de hospedagem (122 pontos).
 
O indicador segue a metodologia da Organização Mundial do Turismo para mensurações nessa modalidade e mede a percepção dos empreendedores e gestores municipais do turismo através da média da escala de avaliação: muito pior (0), pior (50), igual (100), melhor (150) ou muito melhor (200). A pontuação abaixo de 100 indica uma percepção de piora no segmento, enquanto um valor acima de 100 representa uma melhoria. A sondagem foi feita pelo Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET) entre os dias 8 e 26 de janeiro.
 
Índice de confiança para o turismo doméstico
Para o primeiro trimestre de 2024, a perspectiva dos empresários e gestores paulistas do setor é otimista em 10 dos 13 segmentos monitorados, na comparação com o registrado no mesmo período do ano anterior. 
 
O desempenho elevado também foi observado na avaliação do último trimestre de 2023, se comparado com o mesmo período de 2022. Mais uma vez, 10 dos 13 segmentos ouvidos pela sondagem registraram melhora para o período. 
 
Índice de confiança para o turismo internacional
As expectativas desse público para esse trimestre no segmento internacional são semelhantes a do segmento doméstico. Acampamentos turísticos (178 pontos), governos municipais (139 pontos), organização de eventos (132 pontos), transportadora turística (132 pontos) e prestadores de serviços de infraestrutura e apoio a eventos (114 pontos). 
 
O resultado considerou as respostas de 520 empreendedores e gestores municipais do turismo, de 166 municípios do estado e 13 setores da cadeia do turismo. “A aposta no futuro é reflexo do conjunto de ações realizadas durante o ano de 2023 no setor turístico. Em todo o Estado, 110 obras foram inauguradas, maior número dos últimos cinco anos. Além disso, oferecemos em 2023 quase meio bilhão em crédito para o setor”, afirmou Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens de SP. 
 
Por meio deste estudo é possível conhecer o sentimento do mercado especializado e destinos em relação ao desempenho e às expectativas. A sondagem é realizada a cada trimestre e os participantes respondem como foi o desempenho no último trimestre e como projetam os próximos três meses. A sondagem completa está disponível aqui.

Álbum de Fotos