Conselheiros do turismo com foco no crescimento do setor

Compartilhe!

2 curtiram
A segunda reunião do ano nesta terça-feira (14), do Conselho Estadual de Turismo de São Paulo – CONTURESP, aconteceu no Sheraton São Paulo WTC Hotel, na Capital, após reunião de representantes do trade paulista com a ministra do Turismo, Daniela Carneiro. Temas de relevância do setor foram apresentados e analisados, durante o encontro do Conselho, com a coordenação inicial de Luciane Leite, Secretária Executiva da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo – SETUR/SP, representando o titular da Pasta, Roberto de Lucena.  
 
Na oportunidade, Luciane apresentou-se aos integrantes da entidade, ressaltando a importância de seu trabalho frente ao avanço do turismo paulista. “Venho com a experiência no setor desde Salvador, na Bahia, na SP Turis, na capital de São Paulo, na WTM Latin America, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Ilhabela, entre tantas outras ações sempre envolvendo a atividade turística”. Ressaltou a importância do Conturesp e complementou: “juntos vamos transformar o turismo do Estado de São Paulo”.
 
Em seguida, o secretário executivo do Conselho, Armando de Campos Mello, da Ubrafe (União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios) mobilizou a reunião e solicitou a todos que, no encontro de março, expusessem opiniões sobre a real função do Conturesp e contribuíssem com possíveis modificações “para que possamos ser mais ativos do que temos sido”. Armandinho, como é conhecido, lembrou que câmaras temáticas e grupos de trabalho são sempre bem-vindos. Representantes de entidades como Senac, USP, Abeoc  (Associação Brasileira de Empresas de Eventos) manifestaram-se sobre a pertinência da recriação das Câmaras Temáticas para avançar em temas como qualificação, empregabilidade e promoção turística. 
 
Diversos tópicos foram tratados durante a reunião, por seus integrantes como o do Pet Friendly, exposto por Bruno Omori,  presidente do Instituto de Desenvolvimento, Turismo, Cultura, Esporte e Meio Ambiente (IDT-CEMA). Um guia oferecerá opções para meios de hospedagem aos turistas com animais de estimação. Fábio Barbosa, presidente da Associação Nacional de Preservação Ferroviária (ANPF), discorreu sobre a importância do Turismo Ferroviário e disse que há muito trabalho a fazer por este setor dentro do Estado de SP, com muitos trechos esperando por recuperação. 
 
Cada um pela sua entidade, destacou temas pertinentes como Miriam Petrone, presidente da Abrajet SP (Associação Brasileira dos Jornalistas de Turismo) e Ricardo Dias da Abrafesta (Associação Brasileira de Eventos), Ao final, Rodrigo Ramos, coordenador de Turismo da SETUR/SP, enfatizou o perfil do turista atual, pois os produtos e destinos paulistas tiveram que se adaptar, em especial neste período pós-pandemia. “Na verdade os visitantes estiveram à procura por destinos mais próximos e assim o Turismo Interno ficou mais forte, uma vez que temos boas estradas, com toda infraestrutura e que realmente são atrativos aos mais variados gostos dos atuais viajantes, As  campanhas de comunicação planejadas pela nossa Secretaria estão absolutamente alinhadas com este novo perfil de turista que antes só viajava para outros estados e até para fora do país e agora está descobrindo o Estado de São Paulo”.

Álbum de Fotos