Conturesp destaca a importância dos Conselhos Municipais de Turismo para o avanço do setor paulista

Crédito: Celso Silva

Curtir
A terceira reunião ordinária do ano do Conselho Estadual de Turismo de São Paulo (Conturesp), realizada na sede da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), destacou a importância dos Conselhos Municipais de Turismo (Comturs) para o fomento da atividade turística municipal e regional.

“Estamos enfatizando as ações dos Conselhos Municipais de Turismo que são ferramentas de participação ativa dos cidadãos no processo de elaboração de políticas públicas das cidades e que são compostos por representantes da prefeitura e da sociedade civil”, disse a secretária executiva Luciane Leite, representando o secretário Roberto de Lucena, titular da pasta estadual de Turismo e Viagens.

Durante o encontro, o conselheiro Jarbas Favoretto, da Associação Brasileira dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico (Amitur) sugeriu uma importante reunião entre maio e junho, aqui na capital paulista, para congregar os 210 Comturs juntos ao Conturesp. Armando Arruda, secretário executivo da entidade ressaltou que as reuniões são instrumentos eficazes para a construção de políticas públicas municipais para o turismo.

Ana Clemente, coordenadora de turismo da Setur-SP, fez uma apresentação com foco na promoção para articular os Conselhos Municipais de Turismo e o Conturesp; aproximar a iniciativa privada dos governos, academia, entidades e valorizar pequenos e médios empresários de cidades turísticas. “Nosso trabalho é para contribuir com maior participação e engajamento, entender as potencialidades e gargalos na governança regional e desenvolver ações e programas mais eficientes e de longo prazo”, concluiu Ana. Em tempo, no site da Setur-SP há um Guia de Criação e Fortalecimento dos Conselhos Municipais de Turismo.

Além do conselheiro Bruno Omori, que fez o convite para realização da 7ª edição da Feira Internacional para Hotelaria, a Expotel, que traz a hotelaria para o palco dos negócios em São Paulo e acontece nos dias 24 e 25 de abril, o prefeito de Três Fronteiras, Rubens José Belão disse que o Conturesp é um caminho para aprender a contribuir e “trazer os Comturs para uma reunião na capital é de uma importância sem tamanho para a valorização da atividade turística”.

Sobre a Avistar que acontecerá de 17 a 19 de maio, e que envolve o Encontro Brasileiro de Observação de Aves, a conselheira Susi Camargo ressaltou que “este evento celebra a beleza das aves. Durante três dias, cerca de nove mil visitantes têm a oportunidade de participar de atividades ao ar livre e em conexão com a natureza. A Avistar é uma iniciativa que se encontra na interface entre turismo, cultura, ciência e conservação. Este encontro será realizado na USP, na Avenida professor Mello Moraes, 1221.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Alan Viana, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2888