Cresce intenção de viagem e mais de um terço da população de São Paulo pretende viajar em 2023

Compartilhe!

Curtir
Estudo aponta que intenção de viagem da população do estado é maior entre homens adultos de 30 e 44 anos

Um estudo do governo do Estado de São Paulo concluiu que 38% da população paulista pretende viajar no ano de 2023. A pesquisa aponta um aumento na intenção de viagem do paulista em relação a 2021, quando foi realizada pela primeira vez. Naquele ano, 30% da população tinha planos de viagem. A pesquisa foi feita pela secretaria de Governo, em parceria com a Secretaria de Turismo e Viagens, e realizado pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (SEADE).

A intenção de viajar é maior entre homens adultos de 30 e 44 anos, e cresce com o aumento da escolaridade e a da renda. Quase metade dos entrevistados (49%) que pretende viajar este ano tem planos de visitar outros estados brasileiros, enquanto 27% pretendem viajar para o exterior. As viagens para dentro do estado de São Paulo estão no plano de cerca de 27% dos que afirmam viajar este ano.

“São Paulo é o maior emissor de turistas para todo o país e para o nosso próprio Estado. Quando a economia paulista vai bem e aumenta a intenção de viagem da população, todo o país se beneficia”, afirma Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.

A maior parcela dos que pretendem viajar em 2023 (60%) o farão por um período menor ou igual a uma semana. Entre aqueles que pretendem viajar dentro de São Paulo, este percentual cresce para 74%. O gasto médio pretendido por quase metade desses viajantes é de R$ 200 por dia, enquanto 20% dos entrevistados afirmaram pretender gastar cerca de R$ 500 por dia.

Mais da metade dos viajantes (57%) planeja se hospedar em hotéis ou pousadas, enquanto 9% afirmam que irão alugar casas ou apartamentos. O otimismo dos viajantes é tão grande que aumentou a parcela dos que pretendem viajar de avião (45%), em relação ao ano de 2021, quando as viagens de carro eram mais frequentes (43% na época). 

Entre os 62% de entrevistados que não possuem planos de viajar, o principal motivo citado foi a dificuldade financeira. A parcela da população que cita este motivo para não viajar em 2023 (66%) é maior que para 2021 (50%). Para 2023, diminui o peso de outros motivos, em razão da pandemia. Em 2021, a crise sanitária representava mais de 80% dos outros motivos.

“Esses resultados são vistos com muito otimismo por nossa pasta, pois apontam para um crescimento na intenção de viajar e indicam o fim do receio da pandemia, que frustrou os planos de milhões de famílias. A retomada das viagens aquece a economia, gera empregos e investimentos em todos os setores da nossa sociedade”, comemora Roberto de Lucena.

Mais acessar o relatório completo, clique aqui.