Em Boituva, Lucena prestigia posse da Amitesp e inaugura duas obras do Dadetur

1 curtiu
O Secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, representou o governador Tarcísio de Freitas na cerimônia da posse, no último sábado (11/3) em Boituva, da nova diretoria da AMITESP (Associação das Prefeituras dos municípios de Interesse Turístico de São Paulo), para o biênio 2023/2024, sob a presidência de Cândido Murilo Pinheiros Ramos. Na oportunidade, foram inauguradas duas obras realizadas com recursos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur) da Setur-SP, são elas: Sinalização Turística e Comunicação Visual no valor de R$ 351mil e Implantação de Ciclovia no valor de R$594 mil, além de R$67 mil de contrapartida municipal, ambas para o município de Boituva.

“Estamos avançando na atividade turística paulista, em especial pelo turismo rural, náutico e gastronômico”, disse Lucena aos participantes do evento. Ele relembrou o esforço e trabalho do Governo do Estado frente à tragédia que tomou conta do Litoral Norte, na época do carnaval, por conta das fortes chuvas. “Por 10 dias São Sebastião tornou-se a sede do Governo e promoveu um gigantesco movimento para resgates, mobilizando mais de mil pessoas, retornando à normalidade em tempo recorde”, ressaltou o secretário.

Dirigindo-se especialmente aos Municípios de Interesse Turístico, Lucena afirmou que é preciso uma força tarefa por parte das prefeituras para que executem as obras previstas nos convênios em andamento. “Assim diminuiremos os denominados restos a pagar existentes, que são os recursos orçamentários e financeiros que estão disponíveis. Estas ações permitirão que a Setur pleiteie a liberação de um volume maior de recursos de 2023 para celebração de novos convênios”, complementou o titular da Pasta.

Lucena também observou que a volta da exigência de vistos para turistas dos Estados Unidos, Canadá, Japão e Austrália ingressarem no Brasil, medida recentemente tomada pelo Ministério das Relações Exteriores, não é uma ação benéfica para o avanço do setor, “pois é necessário sempre facilitar e atrair a vinda de novos fluxos de turistas”. Entre os presentes neste evento, o secretário de governo do estado Gilberto Kassab; o deputado federal, Rodrigo Gambale; a deputada federal, Fernanda Abreu; o prefeito de Boituva, Edson José Marcusso; o chefe de gabinete da Setur-SP, Eder Rafael; o diretor do Dadetur, Antonio Vaz Serralha; Jarbas Favoretto, da Amitur e Toni Sando do Convention & Visitors Bureau de São Paulo.

Álbum de Fotos