Empregos: Turismo de SP cria fórum permanente para estimular oferta de vagas para o setor

Compartilhe!

2 curtiram
Objetivo do grupo é conectar mão-de-obra a empregadores, além de viabilizar iniciativas para elevar a remuneração e qualificar os profissionais 

A Secretaria de Turismo e Viagens de SP, em parceria com a União Geral dos Trabalhadores (UGT-SP), realizou nesta quarta-feira, 30, a assinatura para a criação do Fórum Permanente da Empregabilidade em Turismo e Eventos. De natureza consultiva, o Fórum foi criado com o objetivo de estimular a oferta de vagas, elevar os salários e qualificar a mão-de-obra no turismo de São Paulo.
 
A reunião aconteceu na sede da Secretaria, em São Paulo, na presença do secretário Vinicius Lummertz e representantes de 20 associações e entidades que compõem o fórum. São atribuições do Fórum Permanente da Empregabilidade em Turismo e Eventos opinar, sugerir, indicar e propor medidas com vistas ao entrosamento da atividade de recrutamento, seleção, treinamento e desenvolvimento profissional dos recursos humanos necessários ao setor de Turismo e Eventos no Estado de São Paulo
 
“O turismo bateu recorde de emprego em 2022. A criação de um Fórum Permanente, com diversas entidades da iniciativa privada, garante a continuidade dos projetos para novos empregos e com salários mais altos, com o desenvolvimento do turismo em todo o estado de São Paulo”, afirma o secretário de Turismo e Viagens, Vinicius Lummertz.
 
O turismo é hoje o terceiro segmento mais importante na geração de emprego no Estado, atrás apenas da indústria e da construção civil, segundo o Caged. O setor já zerou totalmente o déficit da pandemia e a expectativa é fechar o ano com 85 mil novos empregos formais para o turismo paulista, um aumento de 25% em relação ao previsto no início do ano pela Secretaria.
 
Em uma das primeiras ações do Fórum Permanente, a UGT conta com um banco de currículos. A entidade já ofertou mais de 360 vagas relacionadas ao setor e reuniu cerca de 20 mil currículos, que podem ser cadastrados pelo site www.ugt.org.br.
 
A movimentação econômica do setor este ano será maior que em 2019, segundo projeção do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), ligado à Secretaria. Além da geração de empregos, o crescimento se reflete também na abertura de novas empresas do setor. São quase três mil novas empresas abertas no primeiro semestre de 2022.
 
O mercado registra, entretanto, um apagão de mão-de-obra por falta de profissionais qualificados. A Secretaria conta com diversos programas de capacitação profissional, como a Plataforma EAD (www.valorizasp.com.br), iniciativa que reúne aulas online para gestores públicos e profissionais da cadeia do turismo. O Fórum foi oficialmente constituído pela resolução 06/2022 publicada no dia 29 de novembro no Diário Oficial do Estado de SP.

Álbum de Fotos