Espaço Cultural Almeida Júnior, em Itu, é reinaugurado pelo Governo de SP

Foto: Celso Silva / Setur-SP

Curtir
Estado investe no fortalecimento do turismo histórico local com investimento superior a R$ 7,1 milhões para a restauração do equipamento

Nesta sexta-feira, 2, a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) reinaugurou o Espaço Almeida Júnior, um dos principais centros artísticos e culturais da cidade de Itu. Além disso, a reinauguração do Espaço Almeida Júnior é um verdadeiro presente de aniversário para Itu, pois a cidade completou 414 anos nessa sexta-feira.

Na ocasião, o evento contou com a participação do secretário de Turismo e Viagens de São Paulo, Roberto de Lucena, e de autoridades do município, como Prefeito de Itu, Guilherme Gazzola.

No total, do Governo de São Paulo, por meio do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur) da Setur-SP, foram investidos mais de R$ 7 milhões nessa obra.

Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, ressaltou a importância do turismo local para o desenvolvimento e emprego na cidade. “Itu é uma potência e sua atividade turística atrai mais de dois milhões de pessoas. Um exemplo de município de soube se reinventar ao longo dos anos”.

"Parabéns, Itu, por mais um ano de vida! Que a cidade seja cada vez mais próspera, sendo essa joia turística de São Paulo e com essa bela obra de adequação do Espaço Almeida Júnior", declarou Lucena.

Espaço Almeida Júnior é uma riqueza cultural e reúne diversos atrativos de Itu
O Espaço, um casarão, passou por restauração nas fachadas frontal e lateral esquerda, incluindo sacadas, parapeitos, portas, janelas e adornos externos.

Além da restauração interna nos sanitários acessíveis, pisos cerâmicos, pisos hidráulicos, assoalho e tacos em madeira, a restauração do telhado e forros de madeira, esquadrias internas e escadas. Assim como as instalações elétricas, hidráulicas, esgoto, telefonia, lógica, detecção e combate a incêndio, Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) e acessibilidade-elevador e rampas).

No prédio, estão abrigados outros equipamentos do município, como a Secretaria Municipal de Cultura, a Biblioteca Pública Municipal, a Discoteca Newton Costa, o Museu de Arte Sacra, a Pinacoteca Almeida Júnior, composta de réplicas de obras do pintor ituano, salas para leitura, pesquisa, mostras temporárias, recitais, cursos, palestras e encontros culturais.

O casarão foi construído no final do século XIX, em taipa Pombalina, Taipa de Mão, e está localizado na rua mais antiga do Centro
Histórico.

Visita do Secretário
Ao final, o Secretário visitou as instalações do Espaço Almeida Júnior e o Museu da Energia. O secretário também participou do corte do bolo de aniversário de Itu.

Álbum de Fotos