Figueira Centenária é revitalizada e vira atrativo turístico em Areias

Compartilhe!

Curtir
Obra contou com o apoio de recursos do Dadetur

No último sábado, 25, a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) participou da inauguração de uma obra realizada em Areias, município localizado na região metropolitana do Vale do Paraíba. Trata-se da revitalização da Figueira Centenária do município, considerada o marco zero da cidade. Os recursos são do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur).

A obra de mais de R$ 200 mil consistiu na construção de uma praça no entorno da figueira, com instalação de novos equipamentos de iluminação pública, revitalização de canteiro e reforma das calçadas. “A velha figueira, como é conhecida a árvore centenária, é considerada um marco histórico da cidade, de apelo turístico e valor inestimável”, disse Roberto de Lucena, secretário da Setur-SP. Sob suas sombras, diz-se, Dom Pedro I descansou em sua viagem de proclamação da independência do Brasil, em agosto de 1822.

Areais é um município repleto de casarões da época de ouro dos barões do café. Em meados do século XIX, a cidade foi responsável por mais de 10% da produção cafeeira de todo o estado. Dessa época, sobraram as mansões de arquitetura barroca, alguns dos principais atrativos do município. “Manter a Figueira visitável, em condições de receber bem o público, é um grande benefício para a história e para o turismo do município”, afirmou Luciane Leite, secretária executiva da Setur-SP, que esteve no local.

Os recursos do Dadetur são destinados a obras de infraestrutura turística nas cidades consideradas como Estâncias ou Municípios de Interesse Turístico (MITs). Para terem acesso aos recursos, as cidades devem cumprir uma série de exigências, como aprovação nos conselhos municipais de turismo, no conselho de orientação e controle do fundo de melhoria das estâncias, elaboração dos projetos e convênios específicos para cada obra ou fase.


Álbum de Fotos