Gabinete 3D - SP investe no turismo da Mantiqueira e lança rota do queijo

Compartilhe!

Curtir
                                                                Evento acontece na próxima sexta-feira (6) em Campos do Jordão
 
O Governo de São Paulo trabalha para alavancar o turismo na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Mantiqueira Paulista. Nesta sexta-feira (6), a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) leva o programa Gabinete 3D Turismo e Sabor de SP para Campos do Jordão, com o lançamento do guia virtual da Rota Turística do Queijo Artesanal Paulista.
O guia da Rota Turística do Queijo Artesanal Paulista será uma ferramenta para incentivo ao turismo rural e à visitação de propriedades produtoras de queijo que são bastante tradicionais no estado. Além da degustação em seus empórios, muitos deles oferecem visita à propriedade, manejo de animais e até piqueniques e cafés coloniais. A criação do guia da Rota do Queijo é uma parceria com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento e a Associação Paulista do Queijo Artesanal.
 
 “O Governo já repassou, em 2023, cerca de R$ 36 milhões para a região. Nos oito primeiros meses do ano, só a cidade de Campos do Jordão recebeu do Estado cerca de R$ 3,2 milhões”, disse o secretário estadual de Turismo e Viagens de SP, Roberto de Lucena.
“Aqui você encontra uma culinária regional típica e de qualidade, que se mistura aos saberes populares e ao regionalismo, valorizando a história, gerando desenvolvimento e oportunidades aos destinos turísticos”, afirmou. Roberto de Lucena antecipou ainda a criação neste ano de um distrito turístico para a região. Com esse grande estímulo para os empreendedores da região, o governo projeta a criação de 6 mil novos postos de trabalho diretos e indiretos até 2026. 
 
O novo distrito será formado pela integração de territórios de Campos do Jordão, São Bento do Sapucaí e Santo Antônio do Pinhal - e deve impulsionar a organização de uma região privilegiada pelos cenários de montanhas e produtos artesanais premiados, como vinhos, queijos e azeites, além de restaurantes típicos. 
O programa Gabinete 3D Turismo e Sabor de SP levará ainda palestras sobre investimentos em infraestrutura turística e soluções de crédito turístico, além de reunir empresários do setor para capacitações e workshops e realização de press trips com jornalistas para divulgar os atrativos da região. 
Com esse projeto, o compromisso do Governo do Estado é atender às demandas dos municípios e manter o diálogo permanente com a população e gestores locais. Essa é a segunda edição do Gabinete 3D Turismo. O primeiro foi em Araçatuba, na última semana de setembro. 
 
Nos eventos do Gabinete 3D, os secretários de Estado da gestão comandada pelo governador Tarcísio de Freitas atuam presencialmente nas cidades-polo de cada região para apresentar novas propostas e receber demandas locais. Assim, Estado e municípios trabalham em parceria na elaboração de soluções para problemas e em inovações que impulsionam as potencialidades locais.
 
O Gabinete 3D também terá apresentações sobre o posicionamento estratégico do turismo em São Paulo. De acordo com levantamento recente do Governo do Estado apresentado na Assembleia Legislativa, o setor já representa quase 10% do PIB paulista, ativando 52 setores econômicos e gerando 2,3 milhões de empregos no estado.
Sabor de SP Em Campos do Jordão, o programa Sabor de SP está levando jornalistas, influenciadores digitais e agentes de turismo para explorar municípios de potencial turístico e gastronômico das regiões turísticas Vale do Paraíba & Mantiqueira, que integram as Rotas Gastronômicas do Estado.
 
Desde o último dia 1, os convidados visitaram pontos de interesse como fazendas, estâncias, fábrica de doce, cervejarias e restaurantes. E nesta sexta (6), o grupo se concentra no Centro Universitário Senac Campos do Jordão, onde produtores locais vão receber capacitação profissional e informações sobre empreendedorismo na gastronomia, normas de inspeção, linhas de crédito para inovação e o panorama do turismo rural.
 
O dia de aprendizado termina com uma aula-show do chef padrinho da rota Ivan Achcar, pesquisador em cozinha brasileira e caipira, especialista em gestão de negócios gastronômicos brasileiro, com mais de 30 anos de experiência na área, além de dono de um restaurante na região. Ele vai ensinar o preparo de uma receita com produtos típicos da rota visitada pelos participantes na região de Mantiqueira.
 
Palestrantes, produtores e convidados também vão trocar ideias e experiências para incentivar a melhoria de produtos e serviços na região. No sábado (7), o grupo vai participar do festival gastronômico aberto ao público, no Centro Universitário – Senac Campos do Jordão, com pratos e bebidas da região.
 
“O Sabor de SP divulga a diversidade gastronômica do estado realçando a autenticidade, a cultura e a história da gastronomia paulista. Ao todo, serão dez semanas de evento até 2024, percorrendo cada uma das rotas gastronômicas reconhecidas pelo Governo do Estado e que aquecem a economia de 28 regiões turísticas”, afirmou o secretário Roberto de Lucena.
 
O Programa também tem apoio de instituições como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Faculdade Evangélica de São Paulo (Faesp), Serviço de Aprendizagem Rural (Senar), Associação das Prefeituras das Cidades Estância de São Paulo (Aprecesp), Associação das Prefeituras dos Municípios de Interesse Turístico de São Paulo (Amitesp), das Secretarias de Estado de Agricultura e Abastecimento e da Cultura, Economia e Indústria Criativas e do Fundo Social de São Paulo.
 
Serviço - Gabinete 3D Turismo em Campos do Jordão
Local: Espaço Cultural Dr Alem - Av. Dr. Januário Miraglia, 1582 - Abernéssia, Campos do Jordão – SP                                                                              Horário: 9h às 12h
 
Programação:
9h – Café da manhã e recepção aos convidados
9h às 10h30 – Apresentações dos programas e ações
11h às 12h – Atendimento a prefeitos e gestores locais
 
Sabor de São Paulo – Campos do Jordão
Data: 06 de setembro (sexta-feira)
Local: Centro Universitário Senac - Campos do Jordão– Av. Frei Orestes Girardi, 3549 – Vila Capivari
Horário: das 9h às 16h – workshops, palestras e aula-show voltados a produtores rurais, artesanais e estabelecimentos de alimentação
 
Festival Gastronômico Sabor de SP (aberto ao público)
Data:  07 de outubro (sábado)
Local: Centro Universitário Senac - Campos do Jordão– Av. Frei Orestes Girardi, 3549 – Vila Capivari
Horário: das 11h às 17h
 

Álbum de Fotos