GT do Turismo define reuniões mensais e se compromete com integração de aduanas e ampliação de voos diretos

Compartilhe!

Curtir

As reuniões virtuais servirão para mapear avanços e dar encaminhamentos práticos às intenções firmadas em Porto Alegre

O Grupo Técnico (GT) do Turismo na edição do 10º Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) na capital gaúcha abordou os seguintes tópicos para discussão: promoção turística, fluxo turístico entre os estados, observatório do turismo, aspecto fiscal do setor e retomada do turismo náutico. Os integrantes definiram que no dia 2 de maio, às 14h, haverá um encontro on-line para avaliar o andamento das proposições definidas nesta sexta-feira (1/3).

Para avançar no tópico relacionado à promoção turística, os estados do Cosud pretendem agendar encontros com os órgãos gestores de comunicação durante a próxima reunião do Consórcio, em Vitória, no Espírito Santo, que ocorrerá em agosto. O tema abordado será a diferenciação entre promoção turística, publicidade institucional e publicidade mercadológica. 

Ficou definido o compromisso conjunto de buscar a ampliação de voos com conectividade direta entres os principais destinos dos estados, sem escalas, para ampliar o fluxo turístico entre os estados. Também houve o comprometimento para a integração das aduanas nos estados que fazem fronteira com países do Mercosul. O observatório do turismo, ferramenta de gestão de dados do setor, foi avaliado como um núcleo de estudos e pesquisas fundamental para a gestão pública eficiente, que abrange e afeta todos os outros tópicos tratados no encontro. Definiu-se a Coordenação Geral provisória para o Observatório do Turismo do COSUD, exercida por Rio Grande do Sul e São Paulo e buscar de padronização de metodologias para cálculo da economia do turismo nos Estados.

Por fim, o aspecto fiscal do turismo recebeu um direcionamento que visa ao estudo do impacto da reforma tributária no setor. O resultado será levado para a próxima reunião do Cosud. Os estados também criaram a Câmara Temática de Turismo Náutico, e até 11 de março designarão seus membros. O secretário de Turismo em exercício, Luiz Fernando Rodriguez Júnior, coordenou o grupo formado por seis estados. “Hoje demos mais um passo fundamental na busca por um turismo mais unido e qualificado. As ações pensadas e implementadas em conjunto ganham em relevância, impacto e uniformidade entre os nossos estados", afirmou. Participaram do GT o secretário de Turismo do Espírito Santo, Philipe Lemos, a analista de Turismo da Secretaria de Santa Catarina, Karina Baldança, a secretária-executiva de Turismo e Viagens de São Paulo, Luciane Leite, a diretora-geral da Secretaria de Turismo do Paraná, Camila Aragão, e a secretária-adjunta de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Josiane Souza, juntamente com a assessora-chefe da Subsecretaria de Turismo de Minas Gerais, Roberta Queiroz.

*com informações do Cosud RS.
 

Álbum de Fotos