Indicadores do turismo paulista consolidam retomada do setor

Compartilhe!

Curtir
Dados do boletim do CIET mostram crescimento de diversos setores da cadeia produtiva do turismo

O último boletim do ano de 2022 do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), aponta números da consolidação da retomada do turismo paulista a partir de dados de indicadores das mais diversas fontes, entre elas ocupação hoteleira, criação de empregos, venda de passagens e abertura de novas empresas.

Comparando o mês de novembro de 2022 com o mesmo período do ano anterior, o saldo de abertura de novas empresas teve crescimento de quase 14,29%. Em relação ao mês de novembro de 2019, o crescimento foi de 33,9%. Os setores que apresentaram melhor desempenho foram aluguel de veículos ( 214,3%), agências e organizadoras de viagens ( 72%), organizadores de eventos ( 67,3%) e serviços de hospedagem ( 121,4%).

Já em relação a criação de novos empregos, o mês de novembro fechou com saldo positivo de 7.572 empregos no setor turístico, 26% maior que o saldo registrado no mês de outubro de 2022. No acumulado de janeiro-novembro/22 o saldo foi de 75.187 postos de trabalho formais diretos no turismo paulista.

No setor aéreo, o movimento de passageiros nos três principais aeroportos do Estado (Guarulhos, Congonhas e Viracopos) em novembro cresceu 2,9% em relação ao mês anterior. Na comparação com novembro de 2019, período pré-pandemia, o setor já está quase totalmente recuperado. A movimentação de novembro de 2022 é 96,8% do praticado no mesmo mês de 2019.
A ocupação hoteleira no estado ficou em 63,04% em novembro, um crescimento de 2,6% em relação ao mês de outubro deste ano, com destaque para um crescimento de 11,7% na taxa de ocupação da capital paulista, impulsionada pela realização do GP de Fórmula 1. Na capital, a ocupação dos hotéis fechou novembro com 69,39%.

O CIET divulga mensalmente seus produtos de inteligência turística com uma série de indicadores, incluindo dados da ANAC, Socicam, ARTESP, ANTT, ClickBus, Airbnb, Aeroportos de Guarulhos e Viracopos, Infraero, CAGED/MT, IBGE, JUCESP, entre outros, além de contar com pesquisas próprias para meios de hospedagem e agências de viagem.

Para mais informações sobre indicadores do turismo no Estado de São Paulo, acesse turismo.sp.gov.br/ciet.

Para baixar o boletim de dezembro de 2022 do CIET, clique aqui.