Itapira revitaliza entorno da Igreja do Salto

Compartilhe!

Curtir
Com recursos da Secretaria de Turismo e Viagens de SP, obra inclui rampa e escadaria de acesso, pavimentação em lajotas e reservatório de água de 10 mil litros

O município turístico de Itapira entregou a primeira fase de uma obra de revitalização dos arredores da Igreja do Salto. Trata-se do convênio assinado em novembro/2022 no valor de R$ 215.073,96 em recursos do Estado, com mais R$ 144.281,13 de contrapartida municipal.

A obra consiste na execução de rampa e escadaria de acesso, pavimentação em lajotas de concreto no entorno da igreja e na área de estacionamento, instalação de reservatório de água de 10 mil litros e instalação de bancos de concreto.

A cidade de quase 200 anos atrai turistas pelos casarões antigos, construções centenárias e museus. Foi palco de importantes batalhas na Revolução de 1932, refletidas até hoje na formação do município. Seu principal ponto turístico é o Parque Juca mulato, um dos mais altos da cidade, homenagem ao famoso poema de Menotti Del Picchia, artista radicado em Itapira.

“A importância histórica de Itapira se reflete em seu extenso patrimônio cultural material e imaterial, com ilustres personagens, como Menotti Del Picchia, o que eleva a qualidade turística deste importante município de São Paulo”, afirma Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens de SP.

Em Itapira também estão localizadas atrações como a Casa da Cultura, no prédio de uma antiga cadeia construída em 1910, o Museu Histórico e Pedagógico comendador Virgolino de Oliveira, o Museu de História Natural Hortêncio Pereira da Silva Júnior, e a casa Menotti Del Picchia, com acervo pessoal e literário do artista, um dos mentores da Semana de arte moderna de 1922.

Álbum de Fotos