Jornalistas portugueses visitam o Litoral Norte e a capital paulista

Compartilhe!

Curtir
Grupo de jornalistas portugueses realizaram roteiro turístico paulista entre os dias 15 a 20 outubro
 
Com intuito de mostrar os atrativos turísticos e as belezas do estado de São Paulo, a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado (Setur-SP), em parceria com a  companhia aérea Tap Portugal realizou uma viagem de familiarização para sete jornalistas (press trip) portugueses. O grupo de comunicadores fez um roteiro pelo Litoral Norte com paradas nos municípios de Bertioga, Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba, além da capital paulista. A press trip foi iniciada no dia 15 e termina nesta sexta-feira (20/10).

O grupo está com a missão de levar informações culturais, históricas, turísticas e gastronômicas ao seu país de origem e divulgar o turismo paulista, por meio dos veículos que representam em Portugal.

Segundo Roberto de Lucena, secretário estadual da pasta, “a parceria entre a Tap Portugal e a Setur-SP, é mais uma ferramenta de promoção dos destinos paulistas, um ponto de partida para que europeus possam conhecer as nossas belezas e atrativos turísticos do estado de SP.”

O roteiro concebeu experiências gastronômicas da culinária caiçara, visitas guiadas pelo Centro Histórico de São Sebastião, a Trilha Ribeirão de Itu, em Boiçucanga e travessias de barco pelas praias de Maresias da região do Litoral Norte.

Na quarta-feira (18) na sede da Setur-SP, já na cidade de São Paulo, os jornalistas participaram da assinatura de uma Carta de Intenções com a Tap com o objetivo de impulsionar as viagens internacionais pelo estado. A assinatura do documento prevê campanhas conjuntas de publicidade, ações em redes sociais, participação em eventos e feiras de turismo. O objetivo é colaborar com o desenvolvimento do turismo de SP gerando novos fluxos de turistas pelo Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), principal porta de entrada de turistas estrangeiros no Brasil. A primeira ação de cooperação já está acontecendo, com a recepção de jornalistas portugueses por destinos paulistas.

O grupo conheceu pontos da cidade como: o bairro da liberdade, a Praça da Sé, Pátio do Colégio, o tradicional e boêmio Bar da Brahma, localizado na Avenida São João, a famosa rua “Oscar Freire”, o Beco do Batman, Parque Ibirapuera, Museu de Arte de São Paulo – Assis Chateaubriand, a Igreja Nossa Senhora do Brasil com seu estilo colonial brasileiro modernizado e outros.
“Não conhecia, e não tinha uma visão tão ampla do País, para nós portugueses que chegam ao Brasil a primeira imagem que temos são das praias do Nordeste ou do Rio de Janeiro, e conhecer São Paulo foi surpreendente, pois não conhecia a diversidade de seus atrativos.”, afirmou Mara Pacheco, jornalista do Jornal Fugas de Portugal.

Segundo Embratur, o estado de São Paulo recebeu 82,1 mil visitantes em 2019 vindos de Portugal e 75,4 mil em 2022. No ano de 2023 já foram 49,5 mil chegadas anuais de turistas vindos desse país. Portugal é o 4º país emissor de turistas para São Paulo, segundo dados de 2022.
 

Álbum de Fotos