Jundiaí restaura plataforma ferroviária com recursos do turismo de SP

2 curtiram

Obra de recuperação acrescentou serviços de acessibilidade, troca da cobertura da edificação, novo paisagismo e iluminação

O município de Jundiaí inaugurou nesta quinta-feira, 14, uma obra de recuperação da plataforma de desembarque de passageiros no Complexo Fepasa, assinado em dezembro de 2019, no valor de R$ 278 mil em recursos da Secretaria de Turismo e Viagens de SP, além de contrapartida de R$ 24 mil da prefeitura municipal. A obra consistiu na execução de serviços de acessibilidade, troca da cobertura da edificação, paisagismo, iluminação e recuperação da plataforma.

Com seus mais de 443 mil habitantes, Jundiaí ocupa o 15º lugar no ranking de maiores economias do país, segundo o IBGE. Com vocação turística diversificada, inúmeras adegas, vinícolas e atividades em ecoturismo, Jundiaí tem parte importante de sua história ligada às ferrovias. “Jundiaí acerta ao preservar suas ferrovias e compartilhar esse legado com os turistas. É um patrimônio de São Paulo e do país”, disse Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens de SP.

Jundiaí também se destaca pelo Museu da Cia. Paulista, com acervo de cinco mil itens, que retrata a importância e o protagonismo do município como porta de entrada da ferrovia em o interior. O local conta ainda com ambientes que simulam a época, como a Sala das Senhoras, réplica da sala de espera reservada às mulheres; o interior dos carros de passageiros; a sala de comunicação e a sala da diretoria.

Reconhecida pelas suas festas, como a da Festa da Uva, cuja primeira edição aconteceu em 1934, também chama a atenção pela natureza da Serra do Japi, considerada patrimônio natural brasileiro. Município de Interesse Turístico, Jundiaí também possui diversos roteiros turísticos e rotas estruturadas, como a da Cultura Italiana, do Castanho, da Terra Nova e da Uva.

Álbum de Fotos