Araçoiaba da Serra

Distante 121 km de São Paulo, em plena Região Metropolitana de Sorocaba, chega-se a um recanto cheio de mistérios, muita história e que é procurada por apreciadores do balonismo de todo o País, a hospitaleira Araçoiaba da Serra. A cidade, que é Município de Interesse Turístico (MIT) desde 2019, é tão antiga enquanto povoamento humano, que os índios tupiniquins a chamavam de “Esconderijo do Sol”, por conta da sombra formada pelo único morro local. O município, com 34.776 habitantes pelo IBGE/2020, é um reduto para visitantes e apreciadores de trilhas e lagos, com um dos melhores climas do País e paisagens se assemelham a regiões europeias.

Entre as suas atrações, estão as ruínas do Morro de Araçoiaba, o belíssimo Lago Municipal (no Parque Balneário Joubert A. Rocha) e a misteriosa presença de uma provável pirâmide inca nos arredores da cidade. A descoberta de enormes jazidas de ferro, em 1591, fez com que a região desenvolvesse uma das primeiras usinas da siderurgia brasileira a partir do século XIX, graças à Real Fábrica de Ferro São João do Ipanema, pertencente à mesma família proprietária das terras que deram origem ao bairro e à famosa praia carioca de Ipanema. Há também a ocorrência de cascatas e piscinas naturais dentro dos limites da Flona – Floresta Nacional de Ipanema, situada a norte do perímetro urbano de Araçoiaba da Serra, contendo cinco mil hectares de florestas com trilhas, cachoeiras e lagos.

 


 

Morro Araçoiaba: um dos pontos turísticos mais completos de cultura, história e ecoturismo da região, a Flona de Ipanema
 
Os turistas também são agraciados com os pequenos riachos no chamado Vale das Furnas, onde está o Ribeirão do Ferro, afluente do rio Ipanema, abrangendo uma variedade de espécies de mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes. Portanto, a Floresta Nacional de Ipanema ganha relevância tanto pela heterogeneidade ambiental quanto por se situar numa área de tensão ecológica, entre o Cerrado e a Mata Atlântica. A Fazenda do Zoo, com 574 hectares e recebe visitas agendadas para grupos escolares específicos, produz parte dos alimentos servidos aos animais do Parque Zoológico de São Paulo e do Zoo Safari.

A rica gastronomia local oferece grande variedade de comidas típicas do interior, servidas em restaurantes, churrascarias, lanchonetes e bares espalhados por toda a cidade. Araçoiaba da Serra tem oferta de hospedagem que abrange desde flats, pousadas, hotéis fazenda e a rede hoteleira. Uma das características mais conhecidas dos praticantes de esportes é o balonismo, graças ao clima e ao relevo da região. Turistas interessados em voos panorâmicos pernoitam na rede hoteleira da cidade devido à programação dos balões, que decolam sempre muito cedo. Essa prática de levantar balões de 40 metros trouxe, em 2019, a 32ª edição do Campeonato Nacional de Balonismo a Araçoiaba da Serra.



O Lago Centro no Parque Balneário com ciclovia, quadras de esporte, playground, além do paisagismo e área para descanso
 
Como chegar

Para ir até Araçoiaba da Serra, saindo de São Paulo, é preciso acessar a SP-280 (Rodovia Castello Branco) até a saída 78, a SP-075 (Rodovia José Ermírio de Moraes) até a saída 7-B, a SP-091/270 (Rodovia Celso Charuri) e a SP-270 (Rodovia Raposo Tavares) até a saída 114.


Mais informações: www.aracoiaba.sp.gov.br