Conheça o Município Turístico de Atibaia

A estância de Atibaia, distante apenas 65 km da Capital, faz parte da Região Turística Circuito das Frutas e pode ser visitada o ano inteiro. Em 2021 foi considerada pelo 6º ano consecutivo, como uma das 100 Melhores Cidades do Brasil para Fazer Negócios, através de pesquisa realizada pela empresa Urban Systems, especializada em inteligência de mercado, para a revista Exame. Parte desse sucesso está relacionado com os mais de seis mil leitos hoteleiros e 200 salas para convenções, disponíveis em três Resorts e dezenas de Hotéis e Pousadas, que anualmente recebem eventos de diversas empresas, além do turismo de lazer que faz com que os hóspedes tenham novas experiências através das belezas naturais de Atibaia, considerada pela UNESCO como a cidade que t em o segundo melhor clima do mundo.

Com uma população estimada, pelo IBGE/2020, de 144.088 pessoas, o município foi uma das regiões onde os imigrantes japoneses se instalaram. Atualmente conta com cerca de 1500 famílias na cidade, sendo umas das maiores colônias nipônicas do estado de São Paulo. Por conta desses imigrantes, além dos portugueses, é possível encontrar um roteiro de compras que valoriza o artesanato e a cultura de ambos os países. Dois pontos turísticos que atraem milhares de pessoas no final de semana, o Monumento Natural Estadual da Pedra Grande e a área do Pouso de Asa Delta, formam um conjunto de atrações com paisagem magnífica, que reúne gastronomia, natureza, trilhas, cachoeiras e a prática de esportes radicais como paraglider, paramotor, asa delta, rap el, entre outros.



Pedra Grande é o paraíso dos esportes radicais, como rapel, escalada, asa delta, paraglider, motocross entre outros

 
Além desses esportes é possível ter uma vista incrível de várias cidades de toda a região e a Represa da Usina, formada pelas águas do Rio Atibaia, onde existe uma área de proteção ambiental com inúmeras espécies vegetais e animais silvestres, é ideal para esportes náuticos e passeios de barco. Atibaia possui também a melhor ciclovia urbana da região, com mais de cinco km de extensão, e dezenas de rotas ciclísticas pelas áreas rurais da cidade, onde o esporte é praticado todos os dias pelos atletas locais e turistas que vem para a cidade desfrutar da estrutura existente. No Lago do Major, um complexo composto por um grande espelho d'água e ponte de acesso para uma ilha, está presente o nosso charmoso Telef&eacu te;rico. Conta também com estrutura de Arvorismo, Pista de Caminhada, Pranchas para exercícios abdominais e Academia ao ar livre, Playground, Slackpoint para a prática do Slackline, Quadras de Areia e um gramado muito comum para o Piquenique.

Próximo ao Lago do Major, está o Parque das Águas e Jardim Japonês, um local temático que possui detalhes orientais paisagísticos tais como portal oriental, lago, ponte, ilha, paisagismo com bonsai, escadarias e passagens de pedras, com áreas sombreadas para descanso, contemplação entre outros lugarejos e recantos, típicos da colonização japonesa muito presente em Atibaia. Bom ressaltar que o Parque Edmundo Zanoni, é um dos locais que também recebe milhares de turistas e onde é realizado anualmente a tradicional Festa de Flores e Morangos de Atibaia. O evento movimenta cerca de 80 toneladas da fruta e, por sua vez, a produção média de flores, nesta estância, representa cerca de 25% do total de flores produzidas no Brasil, assim de cada q uatro flores comercializadas no país, uma é de Atibaia. Dentro do parque estão localizados o Salão do Artesão, o Museu de História Natural Prof. Antônio Pérgola, a Casa dos Escoteiros Pedra Grande e o Centro de Pesquisas Pró-Carnívoros (ONG).

Com forte característica cultural, Atibaia está contemplada com importantes equipamentos públicos como o Centro Cultural André Carneiro, o Cine Itá, a Estação SESI Cultural, o Museu João Batista Conti, além do Centro de Convenções Victor Brecheret. O Turismo Religioso também está presente em Atibaia seja no Centro Histórico, com as tradicionais Igrejas da Matriz e do Rosário, ou pela presença do Santuário de Schoenstatt, que atrai milhares de fiéis todas as semanas.


Centro de Convenções Victor Brecheret, local dos principais eventos da cidade, espetáculos teatrais e exposições
 

Outro local muito frequentado pelos turistas em Atibaia é o conhecido Corredor Gastronômico da Avenida Lucas Nogueira Garcez, com comidas nacionais e internacionais, além de forte presença noturna de jovens e adultos. Recentemente a cidade ganhou mais um atrativo, a Rota Cervejeira, destino certo para os amantes da iguaria. São quatro fábricas que abrem suas portas para receber o visitante com degustação de 12 estilos de cervejas especiais, sendo que cada marca possui características especiais, oferecendo uma experiência do verdadeiro universo cervejeiro.

Conta a história que antes da fundação do atual município de Atibaia, este era o nome dado ao sítio onde hoje se encontra o município. Há controvérsias para definir o verdadeiro significado da palavra Atibaia: nome Tybaia significa "rio da feitoria" e o termo tupi atybaîa, com o significado de "madeixa de cabelo que os índios têm sobre as orelhas". E a história do município está ligada à atuação dos bandeirantes, desbravadores de terras virgens que lideravam pequenas comitivas exploradoras, em busca de índios e pedras preciosas. Uma das paradas ficava numa colina banhada por um rio, que os índios chamavam de tubaia ou atubaia, em língua indígena: água agradável ao paladar. Em abril de 1864, recebeu o título de Município. Em dezembro de 1905, o município de São João de Atibaia passou a denominar-se apenas Atibaia.


Como chegar:

Para ir até Atibaia, saindo da Capital, é preciso acessar a BR-381 (Rodovia Fernão Dias) até a saída 39.

Mais informações: www.atibaiasp.gov.br