Orlândia

Orlândia é Município de Interesse Turístico – MIT desde 2018 e assim vem trabalhando para destacar e consagrar seus atrativos do setor. Localizado no nordeste paulista, distante 364 quilômetros da Capital, está inserido num espaço que compõe um dos mais importantes cenários agropecuários do país, fazendo parte, inclusive, da Região Metropolitana de Ribeirão Preto. Com uma população estimada, pelo IBGE/2020, de 44.360  habitantes, a cidade trata bem seus visitantes e para tanto conta com um Posto de Informações Turísticas, no prédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, na Avenida do Café, 1040. Atende visitantes e turistas que chegam em Orlândia, para eventos, lazer ou negócios.


Interessante contar que é no esporte que este MIT teve um grande aliado, para o aumento de do fluxo turístico. Isto porque a cidade já se destacou no futsal, onde, segundo o site Futsal Planet, teve uma das melhores equipes de futsal do mundo, a Associação Desportiva Classista - ADC Intelli, que atingiu essa marca graças às conquistas da Liga Futsal nos anos de 2012 e 2013 e da Copa Libertadores no ano de 2013, além de terminar nas temporadas de 2013 e 2014 na terceira posição no Mundial de Futsal. Tais resultados tiveram a colaboração em seu elenco do jogador Falcão, que defendeu as cores da equipe nas temporadas de 2012 e 2013. Devido às conquistas da equipe, a cidade já obteve o título de Capital Nacional do Futsal.
 
 
O Parque da Gruta, um dos pontos turísticos mais visitados de Orlândia, é cortado pelo Ribeirão do Agudo
 

Nos dias de hoje há o Memorial Futsal ADC Intelli “Parte Della Nostra Vita”,
situado no centro da cidade. A arquitetura e estrutura das instalações são pioneiras em um clube de futsal brasileiro e conta na ala interna com administração, refeitório e uma Clínica de Reabilitação Esportiva e Fisioterápica.  Na ala externa foi construída a loja oficial do clube, denominada ADC Intelli Store, o Memorial das Conquistas e uma sala de projeção. Além disso, estão expostos os troféus conquistados ao longo dos anos de existência da ADC Intelli, inclusive o triunfo da Liga Nacional de 2012.  A visitação é pública e hoje é uma das atrações da cidade.


No caminho das atrações, encontra-se o Museu Agromen de Tratores e Implementos Agrícolas que fica na Rodovia Altino Arantes, no trevo do KM 361 da Rodovia Anhanguera, inaugurado em 2001 em Orlândia. Trata-se do maior museu do gênero em todo o mundo. Possui um vasto acervo sobre a história da mecanização agrícola do país. Criado para abrigar tratores, já transcendeu o tema, acolhendo também colheitadeiras, implementos agrícolas e carros antigos, num total de mais de 370 peças. Dentro do Museu há um espaço dedicado a carros antigos. No local estão os únicos Cadillacs V16 no Brasil. Há mais de 100 automóveis, entre eles: uma Mercedes 300S Cabriolet, um Delahaye, entre outras relíquias do automobilismo mundial.


Também como atrativo, a cidade dispõe do lago Espelho D’água, na Praça Homero Vieira, com uma ampla pista para caminhada, um parquinho infantil, Casa de Brinquedos para brincadeiras lúdicas que divertem e ensinam as crianças, além de uma academia ao ar livre, para melhorar o condicionamento físico, a qualidade de vida e a saúde das pessoas. São indicados para maiores de 12 anos e principalmente para pessoas da terceira idade. Há épocas também para atividade pesqueira no local.

 
 
Bem no centro da cidade, Memorial Futsal ADC Intelli que conta a história deste esporte e exibe os troféus conquistados

 
Tem mais para os moradores e visitantes: o parque municipal Prefeito Cyro Armando Catta Preta, conhecido como Parque da Gruta que é um dos principais pontos turísticos e de lazer de Orlândia. Cortado pelo Ribeirão do Agudo trata-se de um amplo parque urbano, com diversas fontes naturais de água, flora rica e diversificada, contando inclusive com uma gruta onde existe um altar com a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Além de área de mata, o local tem cachoeira, trilhas para caminhadas, parquinho infantil denominado Sítio do Pica-Pau Amarelo, piscinas, quadras esportivas e quiosques para piquenique.

Conta a história que Orlândia foi desmembrado de Batatais em 1890, tendo por sede a localidade denominada Espírito Santo de Batatais. Por decreto estadual de 1896, essa localidade passou a denominar-se Nuporanga, a sede do município e, por força da lei de 25 de Novembro de 1909, foi transferida para o povoado de Vila Orlando, que recebeu então o nome de Orlândia, em homenagem ao Coronel Francisco Orlando Diniz Junqueira, fundador da cidade. Por essa mesma lei foi elevada à categoria de município em 30 de Março de 1910, data em que é comemorado o aniversário do município. Homem de larga visão, o Coronel Junqueira determinou que a cidade fosse projetada com características urbanas modernas, cortadas por amplas avenidas, tornando-se a primeira cidade projetada do país.


Como chegar

Para ir até Orlândia, saindo de São Paulo, é preciso acessar a SP-348 (Rodovia dos Bandeirantes) e a SP-330 (Rodovia Anhanguera) até a saída 362.



 
Mais informações: www.orlandia.sp.gov.br