Presidente Epitácio

A estância de Presidente Epitácio, da Região Metropolitana de Presidente Prudente, é bem distante da Capital, cerca de 667 km, e é privilegiada pela natureza que contempla cenários perfeitos para a prática da atividade turística. Às margens do rio Paraná, este destino localizado no extremo oeste do Estado, tem um leque de atrativos a começar pelo Balneário Municipal o Figueiral que, além da praia de água doce, tem quadra poliesportiva, campo de areia, lanchonetes, restaurante, área de recreação, estacionamento e pesqueiro. Diversão para todas faixas etárias.


Desde julho de 1990 o município tem o título de estância turística e a diversidade de atrações passa pelo turismo fluvial, por vastas vegetações, ilhas, lagoas e muita pesca. Hoje com 44.389 pessoas, de acordo com a população estimada pelo IBGE/2020, é conhecida como "Jóia Ribeirinha" que significa jóia lapidada pelas águas e belas praias do Rio Paraná. Local obrigatório para visitas é o Píer Turístico, que reúne ciclistas, corredores, pessoas que optam por uma bela caminhada, também por apaixonados por fotografia, pois  no local há um ancoradouro de barco muito usado para pesca diurna e noturna.  Este pier ainda serve para a realização de um grande evento religioso que ocorre desde 1948, a festa de Nossa Senhora dos Navegantes que vem de uma tradição religiosa onde os fiéis vêm de barco do Mato Grosso do Sul trazendo a imagem de Nossa Senhora até o Estado de São Paulo. Bom espaço para retratos.
 


Um lindo Pôr do Sol diante da imensidão do rio Paraná

Água é tema constante quando o foco é Presidente Epitácio. Exemplo disso é a Orla Fluvial com aproximadamente sete quilômetros de extensão, com bares, pista de skate, quadra de streetball (variação de basquete jogado em quadras abertas), academia ao ar livre e até um Anfiteatro com capacidade para 280 pessoas. No local é montado, todo o ano, o sambódromo do carnaval que é considerado um dos maiores do Estado de São Paulo, além de uma grande queima de fogos de 30 minutos, por ocasião da virada do ano, para um público garantido de 50 mil pessoas. Vale dizer que há algum tempo, a cidade recebeu o título de O Pôr do Sol Mais Bonito do Brasil pela vitória de uma foto do pôr do Sol tirada na Orla Fluvial que tem em toda sua extensão, o Rio Paraná e do local pode ser avistada a Ponte Hélio Serejo quem tem cerca de 2.550m de extensão e liga o Estado de São Paulo com o Mato Grosso do Sul.


Um dos orgulhos dos epitacianos é fazer parte do Circuito Turístico Oeste Rios, com mais nove municípios pelo seu grande potencial aquático, e a  proposta é promover a sustentabilidade dos negócios turísticos, culturais e artesanais na região. Os roteiros que fazem parte do Circuito Turístico Oeste Rios são: das Águas (náutico, pesca, lazer aquático-balneário); de Campo (rural e agroturismo); Natureza (ecológico e aventura); e Cultural (museu arqueológico, igrejas e centro cultural). Bom destacar que para os apreciadores de uma bela arquitetura, a Igreja de Santo Estevão de Presidente Epitácio possui uma construção simples com uma forte influência da arquitetura romana, com bancos de cedro e altar em estilo colonial. Foi construída por volta de 1921 em madeira pela colônia húngara, uma vez que Santo Estevão foi rei e é padroeiro da Hungria. Os primeiros colonos húngaros chegaram na região em 1920, deixando o país natal devido à primeira guerra mundial, e com a reorganização do mapa europeu (Tratado de Trianon), muitos deles ficaram sem pátria. Eles formam a colônia Arpad,  distante 10 km do centro da cidade e que representa importante patrimônio cultural.

 


O Balneário Figueiral, praia de água doce, tem quadra poliesportiva, boa gastronomia, área de recreação e pesqueiro


Conta a história que a origem de Presidente Epitácio está ligada à chegada dos Trilhos da Estrada de Ferro Sorocabana em maio de 1922 e o nome foi uma homenagem ao presidente da República da época, Epitácio Lindolfo da Silva Pessoa, que dirigiu o país entre 1919 a 1922. Na época, a extração de madeira era a atividade básica na região em razão da sua localização privilegiada nas margens do rio Paraná, na divisa dos Estados do Paraná e Mato Grosso, que facilitava o escoamento da madeira. Em janeiro de 1936, o povoado foi elevado à categoria de distrito do município de Presidente Venceslau e, em dezembro de 1948, tornou-se município autônomo. 


Como chegar

Para ir até Presidente Epitácio, saindo da Capital, é preciso acessar a SP-280 (Rodovia Castello Branco) até saída 315-B, a SP-225 (Rodovia Eng João Baptista Cabral Rennó), a SP-327 (Rodovia Orlando Quagliato) e a SP-270 (Rodovia Raposo Tavares) até a saída 652.

Mais informações: www.presidenteepitacio.sp.gov.br