Santo Expedito

Santo Expedito, que é MIT (Município de Interesse Turístico) desde 2017 e fica a 598 km da capital paulista, tem no Turismo Religioso o seu principal atrativo. Vale lembrar que Santo Expedito, o padroeiro da cidade, é conhecido como santo das causas urgentes e a inauguração do Santuário está entre as iniciativas da Prefeitura e dos moradores para tornar a cidade conhecida como a Capital da Fé em Santo Expedito. Além dos destinos religiosos, a cidade promove anualmente a Festa do Milho e integra o Circuito Turístico Sol do Oeste com outras 19 cidades (entre elas, Rancharia, Martinópolis, Presidente Epitácio e Presidente Prudente), uma região de grande potencial aquático e turístico.


 A edificação do Santuário Diocesano, em construção, fica em área útil de 10 mil m², logo na entrada  de Santo Expedito

 

Desde 1998 o município de Santo Expedito, com uma população de 3.135 habitantes de acordo com o IBGE/2020, conta com um fluxo espontâneo de visitantes e fiéis atraídos pela fé no “Santo Das Causas Justas e Urgentes”.

A partir daí o número de romeiros vem crescendo a cada ano, principalmente nos dias 19 de cada mês, pois 19 de abril é a data provável de sua morte, onde se comemora sua Festa Maior, e  milhares de pessoas, de todo país e do exterior, passam pelo município e acompanham a celebração campal realizada na Praça Central em louvor a Santo Expedito.  Vale destacar o grandioso Santuário Diocesano, que será inaugurado oficialmente em 19 de abril de 2023. A edificação, construída numa área útil de 10 mil m², em um espaço bastante plano de quase 15 hectares, fica logo na entrada deste destino, na região do Pontal do Paranapanema.

 

O Santuário representa o ápice do esforço da população local ao longo dos anos, bem como de devotos e romeiros de todo o Brasil, com doações de mais de 16 mil colaboradores. A Reitoria do Santuário, com apoio da Prefeitura, programa todo ano a Festa do Milho, a cada início de dezembro. para os mais de 15 mil turistas que espera atrair e também reverter verbas em prol do Santuário. Ao longo do ano, além da Festa do Milho, este MIT é visitado para eventos como a Benção dos Carros Antigos, a Moto-Romaria, o Pedal da Fé, a Cavalgada, a Caminhada da Fé e, em dezembro, o Natal Iluminado. De  acordo com a história, Santo Expedito era um comandante de uma legião militar do poderoso Império Romano que, ao se converter ao Cristianismo, foi perseguido pelo imperador Diocleciano, no ano de 303. Foi preso, torturado e decapitado, tendo se tornado mártir desde então, com devoção por diversos países no mundo.

 


Esta é a praça central Cristiano Pereira Xavier deste MIT que tem um Turismo Religioso muito fortalecido 

 

Conta a história que a origem de Santo Expedito é uma incógnita. Por que Santo Expedito? Antes de denominar-se assim, o conglomerado humano ali existente chamava-se “Vila Ciampolino & Braga”. Supõe-se que, devido ao grande número de nordestinos que afluíram à região, e sendo Santo Expedito um dos Santos muito queridos no nordeste brasileiro, tenham dado o nome do referido santo, aquela Vila. Entretanto, não passa de suposição, pois mesmo os moradores mais antigos não têm lembrança de como Santo Expedito tornou-se o padroeiro da Cidade. Em 1948 Santo Expedito passou à categoria de Distrito, pertencendo a Alfredo Marcondes, fazendo parte da Comarca de Presidente Prudente. Em dez anos, aquele conglomerado de casas cresceu, humanizou-se e deu condições de uma existência razoável à sua gente, com abertura de novas escolas, atendimento médico, orientação sanitária, sem contar outros inúmeros benefícios que chegaram com a evolução socioeconômica. E assim  veio a tão almejada emancipação política e Santo Expedito foi elevado à Município em dezembro de 1958.

 

Como chegar

 

Para ir até Santo Expedito, saindo de São Paulo, é preciso acessar a SP-280 (Rodovia Castello Branco) até a saída 315-B, a SP-225 (Rodovia Eng. João Baptista Cabral Rennó), a SP-327 (Rodovia Orlando Quagliato), a SP-270 (Rodovia Raposo Tavares) até saída do km 573 e a SP-501 (Rodovia Júlio Budiski).

 

Mais informações: www.santoexpedito.sp.gov.br