Litoral Norte: 72 unidades habitacionais serão entregues ainda em abril pelo Governo de SP

Curtir
Ações do governo avançam após dois meses da tragédia no Litoral Norte e união de esforços faz com que famílias mais atingidas tenham apoio em tempo recorde

Sob o comando do secretário da Gerência de Apoio do Litoral Norte do Governo do Estado de São Paulo, Cel. André Porto, a secretária executiva de Turismo e Viagens (Setur-SP), Luciane Leite, participou de uma visita técnica nesta quarta (19), ao município de São Sebastião para acompanhar as ações do Governo para acolhimento às vítimas da enchente que atingiu a região em 19 de fevereiro.

Já foram disponibilizados pelo governo mais de R$ 800 milhões em recursos para a reconstrução da região, com investimentos em habitação, infraestrutura, segurança, assistência social e linhas de crédito para prefeituras e empreendedores privados.

Está na fase final a construção das primeiras 72 unidades habitacionais na Vila de Passagem, no bairro do Topolândia, em São Sebastião e na próxima terça-feira (25/04), começarão a receber seus primeiros moradores. As outras 72 moradias provisórias serão entregues pelo Governo de SP em maio. Desabrigados que atualmente estão acomodados em hotéis e pousadas da região; e famílias que foram transferidas para apartamentos do Condomínio Quaresmeiras, em Bertioga, estão entre os futuros contemplados pela Vila de Passagem.

“Completamos dois meses do triste episódio vivido no Litoral Norte, que vitimou 65 pessoas, e seguimos cumprindo a nossa obrigação em prestar todo o apoio necessário aos municípios, e principalmente às pessoas afetadas”, declarou o Cel. Porto. A equipe do Governo de SP visitou também as obras do Conjunto Habitacional de Maresias e Baleia. Com um investimento de R$ 210 milhões, serão 518 residências no bairro Baleia e outras 186 unidades habitacionais (UHs) em Maresias, totalizando 704 apartamentos.

“Para ações de fomento ao turismo, a Setur-SP tem feito, em conjunto com os municípios e a iniciativa privada, articulações para recuperar a atividade turística na região. Para isso, parte dos esforços foi destinada ao acolhimento de desabrigados na rede hoteleira do Litoral Norte”, declarou Luciane Leite.

No início de abril, o contrato com os hotéis e pousadas que estão abrigando às famílias foi ampliado em um mês, visando o término da construção das Vilas de Passagem. Atualmente, são 870 pessoas alocadas em 19 pousadas da região e 167 famílias estão em Bertioga.

Além disso, a Setur-SP assinou um acordo de cooperação com a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), com a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) e prefeituras locais para promoção dos destinos da região. Com a CVC, maior operadora de viagens da América Latina, a secretaria assinou um protocolo de intenções com o objetivo mobilizar agentes locais, acelerar o processo de comercialização dos destinos e estimular visitantes a contribuírem com a economia local.
.
O governo criou ainda uma linha de crédito especialmente voltada à recuperação da atividade turística no Litoral Norte, com R$ 100 milhões disponibilizados por meio de uma parceria entre a Setur-SP e a Desenvolve SP.

*Com informações do Governo de São Paulo e Gerência de Apoio do Litoral Norte

Álbum de Fotos