Conheça o Município Turístico de Fernandópolis

Compartilhe!

1 curtiu
Localizada no noroeste paulista, a 557 km de São Paulo, Fernandópolis é um importante destino turístico dessa região que se encontra sobre o Aquífero Guarani, o segundo maior reservatório subterrâneo de água doce do planeta. A cidade, com 69.402 habitantes, pelo IBGE/ 2020, é conhecida por suas águas termais que brotam de fontes naturais a uma temperatura de 59ºC. Para os turistas que desejam descansar e aproveitar os benefícios das termas, Fernandópolis, a Cidade das Águas Quentes, é uma opção que une lazer e bem-estar.

Esse Município de Interesse Turístico (MIT) que compõe, com outras 13 cidades, a Região Turística Maravilhas do Rio Grande, possui águas minerais termoativas com ricas propriedades terapêuticas. As fontes da cidade fornecem aos visitantes águas termais que ajudam a afastar o estresse, estimulam o metabolismo além de serem antirreumáticas e antialérgicas. Segundo análises do Instituto Adolfo Lutz, a água presente em Fernandópolis possui altíssima qualidade e está livre de metais pesados.

Para quem busca conforto, tranquilidade, lazer e vida saudável, a cidade oferece opções de hospedagem que possuem fontes de águas com propriedades medicinais, além de atrações para toda a família. A Casa de Portugal de Fernandópolis traz um dos maiores complexos de tênis do interior paulista, com oito quadras profissionais, minicampos de futebol, piscinas para competição e realiza a Feijoada do Portuga (em maio) e a Bacalhoada do Portuga (em agosto). E quando o tema é cultura, Fernandópolis dispõe do Centro Cultural "Merciol Viscardi", que conta com uma Biblioteca Pública e uma sala de Teatro. O teatro é o único espaço com estrutura de iluminação adequada, contexturas para fixação de cenários e um auditório com capacidade para 317 pessoas. Além da manifestação cultural do município, o teatro recebe projetos da Secretaria de Estado da Cultura, Sesc, produções de espetáculos profissionais vindos de São Paulo e da região. O teatro também é utilizado para palestras, conferencias, entre outros eventos.

 
 
O Centro Cultural "Merciol Viscardi"  dispõe de uma Biblioteca Pública e de uma sala de Teatro

Pelo Turismo de Negócios e eventos, vale ressaltar que no mês de maio, a cidade recebe até 25 mil pessoas na Expo Fernandópolis, uma das maiores feiras agropecuárias do Brasil, com estrutura para shows, rodeios, praça de alimentação e parque de diversões. Bom lembrar que este destino  conta com o tradicional Pesque e Pague, além de diversos Haras que são abertos para a visitação.  A cidade também é reconhecida regionalmente por seu roteiro de bares e restaurantes para turista nenhum ficar a ver navios. São pizzarias, petiscarias, restaurantes de comida oriental e um destaque regional de Fernandópolis fica por conta da qualidade e quantidade de lanches oferecidos.

É preciso destacar como a boa música faz parte deste destino turístico. Referimo-nos à Corporação Musical de Fernandópolis, uma associação civil de direito privado, sem fins econômicos, fundada em 20 de outubro de 1970 e  tombada como Patrimônio Artístico e Cultural em maio de 2009. A instituição possui um núcleo de ensino voltado para educação musical, onde oferece, gratuitamente, aulas de música aberta para toda sociedade fernandopolense. Graças a este núcleo educacional, a instituição conta com três Orquestras de Sopros: Orquestra do Futuro (nível iniciante), Orquestra do Amanhã (nível intermediário) e a Orquestra de Sopros de Fernandópolis, além dos grupos de flauta doce, musicalização infantil e violão. Atualmente, a corporação atende aproximadamente 200 crianças, presta serviço voluntário a outras entidades assistenciais da cidade e também proporciona estágios educacionais, sociais e culturais para universitários da cidade.

Conta a história que, em 1943, as vilas que surgiram na região deste MIT, receberam a visita do interventor federal Fernando Costa, que governou o estado de São Paulo entre 1941 e 1945. Por sugestão deste, os fundadores uniram as vilas, dando origem a Fernandópolis, cujo nome foi escolhido em homenagem ao interventor. Em 30 de novembro de 1944, Fernandópolis foi elevada a distrito do município de Tanabi. Em 1º de janeiro de 1945, o distrito foi elevado a município.

 
 

Local para eventos, como a Expo Fernandópolis, feira agropecuária estruturada para shows, rodeios e praça de alimentação
 

Como chegar

Para ir até Fernandópolis, saindo de São Paulo, é preciso acessar a SP-348 (Rodovia dos Bandeirantes) até a saída 168, a SP-310 (Rodovia Washington Luís) até a saída 453-A e a SP-320 (Rodovia Euclídes da Cunha) até a saída 551.




Mais informações: www.fernandopolis.sp.gov.br