Conheça o Município Turístico de Itupeva

Compartilhe!

3 curtiram
Itupeva, localizada na região Sudeste do Estado de São Paulo, a 72 km da capital, faz parte da Aglomeração Urbana de Jundiaí. Apresenta-se como uma típica cidade do interior que, beneficiada pelo ar fresco e pela natureza exuberante, tem uma marcante presença do setor rural. Com uma população estimada em 62.813 pessoas, pelo IBGE/2020, compõe com outros municípios o polo turístico do Circuito das Frutas que integra diversos roteiros com produtores de uvas, morangos, pêssegos, figos, goiabas, ameixas, acerolas e caquis. Tudo fresquinho,

O forte turismo rural da cidade atrai turistas interessados em fazendas centenárias, apiários, grutas, alambiques, trilhas, entre outros. Itupeva é conhecida também por sediar a Expo Uva, evento que acontece em dezembro, e conta com a participação de produtores da região, levando milhares de visitantes à cidade.

O privilegio desta cidade, que desde 2017 é Município de Interesse Turístico –MIT, não é somente pelo fácil acesso à Capital como para tantos outros destinos, pois estão localizados, em grande parte de Itupeva, os famosos parques Hopi Hari e Wet’n Wild, o shopping suspenso Serra Azul, além do conhecido centro de compras, o Outlet Premium Resultado: esta região atrai cerca de sete milhões de turistas por ano.

 
 
A Expo Uva acontece todos os anos e conta com a participação de produtores da região atraindo milhares de visitantes
 
Uma coisa é certa: todos os municípios do Circuito das Frutas formam uma região próspera, com uma infraestrutura turística completa, hotéis de todos os níveis, desde a pousada campestre até os cinco estrelas e hotel colonial. Gastronomia: da fazenda, das cantinas italianas, gastronomia japonesa, chinesa, mexicana, alemã e de todas as nações e com muito bom gosto na mesma região. Sem contar com um belíssimo artesanato local. Os visitantes sempre se encantam com as compotas de doces, os licores de frutas, as geleias e a cachaça purinha, direto do alambique, ou na adega de uma tradicional família que ainda prensa as uvas com os pés para fazer um bom vinho.

As atrações deste MIT são incontáveis. Além de belas paisagens, são vários os roteiros turísticos como uma tranqüila opção de lazer e entretenimento. Além dos parques das cidades, diversos pontos são convidativos à visita, como o Cristo Redentor, a antiga Usina de Luz e Força e a Gruta do Quilombo.  Ponto de peregrinação de fiéis católicos, a Gruta do Quilombo, localizada no bairro Quilombo, um dos mais antigos de Itupeva, tem toda a atenção da cidade no dia 12 de outubro, data em que o país celebra o Dia de Nossa Senhora Aparecida. Nessa data, a população local se reúne para ir até a gruta participar de uma celebração comemorativa, que acontece na capela do local. O evento, que já é realizado há quase 40 anos, faz parte do calendário oficial da cidade e é organizado pela Prefeitura Municipal, com apoio das associações dos romeiros e dos moradores do bairro Quilombo. Fora dessa data comemorativa, a gruta fica aberta à visitação aos sábados, a partir das 8 horas.

 
 
O Turismo Rural é o destaque deste destino que envolve fazendas centenárias, apiários, grutas, alambiques e trilhas
 
Conta a história que em 1953, o então bairro de Itupeva tornou-se Distrito de Paz do município de Jundiaí. E o município de Itupeva (201.000 m²) nasceu oficialmente em 21 de março de 1965 com aproximadamente 3.800 habitantes, e hoje a população conta com mais de 62 mil habitantes, sem contar com a população oscilante, que é considerável, devido aos diversos condomínios residenciais e industriais instalados na região nos últimos anos. Itupeva significa, do tupi antigo, "Cascata Pequena".


Como chegar

Para ir até Itupeva, saindo da Capital, é preciso acessar a SP-348 (Rodovia dos Bandeirantes) até a saída 59, a SP-300 (Rodovia Dom Gabriel Paulino Bueno) até a saída 67-A e a SPA-066/300 (Rodovia Hermenegildo Tonoli).




 
Mais informações: www.itupeva.sp.gov.br