Conheça o Município Turístico de Panorama

Compartilhe!

2 curtiram

Com 15.862  habitantes, de acordo com estimativas do IBGE/(2020), o município de Panorama é conhecido pelo belo pôr do sol e com certeza irá surpreender o turista. Distante 673 km da Capital, está localizado no extremo oeste do Estado de São Paulo, fazendo fronteira com o Estado do Mato Grosso do Sul e pelas belas paisagens e atrações turísticas, em abril 2018 obteve o título de Município de Interesse Turístico (MIT). A atividade turística da cidade tem como seu principal recurso natural o Rio Paraná com cerca de 32 km de margem. O rio possui variedade de espécies de peixes que atraem visitantes principalmente para a prática de Turismo de Pesca. Entre espécies naturais destacam-se o dourado, pintado, curimbá, piapara, pacu, jaú e piau.

 

 
Linda vista do Balneário Frederico Platzeck, com uma prainha de 18 mil m quadrados de área de muito lazer e alegrias

 

Destaque para o Balneário Frederico Platzeck, com uma prainha de 18 mil metros quadrados de área, que conta com uma infraestrutura completa de hospedagem e lazer para todos os gostos e idades, além de completos espaços para a realização de shows, eventos esportivos e culturais. Dispõe de marina, lanchonetes e restaurantes, quadras poliesportivas, campos de futebol de areia, cancha de bocha, play ground para as crianças, camping, entre outros atrativos. Tem mais: em frente à porta de entrada do Balneário encontra-se a Casa do Artesão e todos os trabalhos ali expostos e colocados à venda são produzidos pelos próprios artesãos locais.Os turistas que ali chegam têm uma opção de compras de produtos de artesanatos bem como de suvenires para levar como lembrança deste destino turístico. Entre os produtos, estão incluídos os trabalhos feitos por alunos na APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), que também participam da mostra e venda no local. 




 

Bom saber que o Turismo Gastronômico tem muita importância neste MIT, cujas características são os pratos à base de peixe, devido ao grande potencial de pesca da cidade. O prato mais conhecido nesse setor alimentício e muito procurado é o famoso Torresminho de Tilápia, servido em restaurantes de toda a região. Por sua vez, um dos eventos mais importantes e tradicionais do município é a Travessia do Rio Paraná. Conhecida por seu longo percurso de 3.000m, a festividade acontece em setembro atraindo turistas e atletas do todo país para acompanhar as competições que ao fim são premiam os melhores classificados de cada categoria. A travessia do rio Paraná teve a sua 54ª edição em 2019. 




 A Casa do Artesão, com variedade de produtos e suvenires, conta até com trabalhos dos alunos da APAE local  

 

Conta a história que antes de se tornar um município independente, Panorama começou como um povoado em Paulicéia, com terras desmembradas do distrito de Gracianópolis. O projeto da extensão ferroviária da Cia. Paulista de Estrada de Ferro foi o causador do desenvolvimento do município. Panorama tem esse nome devido à paisagem panorâmica do rio Paraná, vista de uma ilha que se encontra em frente à cidade, e da magnífica topografia do terreno. Palavra de origem grega, Panorama significa o espetáculo, a vista (orama) de tudo, total (pan) e tornou-se município em 30/12/1953.



 

Como chegar

 

Para ir até Panorama, saindo de São Paulo, é preciso acessar a SP-280 (Rodovia Castello Branco) até a saída 210, a SP-209 (Rodovia João Hipólito Martins), a SP-300 (Rodovia Marechal Rondon) até a saída 347, a SP-294 (Rodovia Comte João Ribeiro de Barros), a BR-153 (Transbrasiliana) até a saída 327-B e a SP-294 (Rodovia Comte João Ribeiro de Barros).



 

Mais informações: www.panorama.sp.gov.br