Conheça o Município Turístico de Rancharia

Compartilhe!

5 curtiram

Rancharia integra o Circuito Turístico Oeste Rios, juntamente com mais nove municípios, em que os grandes atrativos da região são a Pesca, Turismo Religioso e Turismo Fluvial. Com uma população de 29.726 habitantes de acordo com estimativas do IBGE/ 2020, fica distante 506 km da Capital, e pertence à Região Administrativa de Presidente Prudente. Este destino tem o privilégio de oferecer Praias de Água Doce com estrutura suficiente para quem quiser aproveitar as águas de um rio em meio a bonitos cenários para se refrescar, com tranquilidade e até com belo verde ao redor. Atualmente Rancharia possui dois distritos: Agissê e Gardênia. 


O município é cortado pelo rio Capivari e suas águas são represadas formando o Parque Balneário de Rancharia, localizado na rodovia SP-351 / km 50, possuindo topografia plana numa altitude de 519m. O Balneário Municipal, denominado Manoel Severo Lins Neto, é composto por um espelho d’água de 82 km², 3,5 km de praia, condomínio com mais de 250 casas, hotel, pousada, restaurante e área de camping, totalizando 230 hectares de muito lazer e contato com a natureza. Este grande atrativo também oferece aos praticantes de esportes náuticos várias opções, como a prática do jet-ski entre outros. Além disso, possui uma pista de motocross onde são realizadas as provas que fazem parte do calendário de eventos do Balneário. O Balneário de Rancharia, a 13 quilômetros do centro, hoje com restaurantes, lanchonetes e quiosques, foi inaugurado em 1968. 



O Balneário Municipal Manoel Severo Lins Neto é o grande atrativo do Turismo de Água Doce de Rancharia

 

Outro ponto de visitação é o Rancho Quarto de Milha – fundado por criadores dessa raça de cavalos, trazida dos Estados Unidos e que teve em Rancharia seu berço no Brasil. Em tempo: no distrito de Gardênia, às margens do Rio Capivari, acontece o Fest Peixe. O turista também pode conferir os tanques-rede para a criação de tilápias, que servem de fonte de renda para a população local. Já no distrito de Agissê fica a propriedade especializada em frutas. A cidade, que tem entre os seus principais eventos a Festa do Peão e a Cavalgada de Nossa Senhora Aparecida, conta, na área urbana, com três hotéis, hospital que é referência regional, além de restaurantes e pizzarias.

 

Bom lembrar que em outubro de 2017, Rancharia obteve o título de Município de Interesse Turístico – MIT e assim pode aumentar seu potencial de ampliar e fomentar as atividades econômicas deste destino com foco na área turística. Em relação ao Turismo de Lazer, a cidade conta com o Parque Municipal Ramon Maria Esteves, local aberto diariamente ao público que busca lazer, prática de atividades físicas, contato com a natureza, brinquedos para crianças ou apenas um momento de descanso. O Parque está localizado na rua Sete de Setembro, nº 100, Vila Iguaçu. E outro orgulho dos rancharienses é a Biblioteca Pública Municipal "Castro Alves", fundada em julho de 1988 e localizada bem no centro de Rancharia. Ao lado, outro orgulho, o Museu Municipal Manir Haddad. 



O Parque Municipal Ramon Maria Esteves oferece muito lazer, prática de atividades físicas e contato com a natureza

 

Conta a história que no início de 1916, a Estrada de Ferro Sorocabana, atual Fepasa, que rumava às barrancas do rio Paraná, construiu um acampamento de ranchos para seus operários. Os feitores dos serviços de desmatamento, diferenciavam este acampamento, o maior dentre os vários implantados, pela designação de Rancharia. O uso frequente formalizou o nome da localidade. Logo mais, muitos sertanejos, dentre eles José Silva de Oliveira, Francisco Izidoro, José Custódio Dias de Araújo, Antônio Figueiredo, Antônio Palaccio e Júlio Lucant, construíram as primeiras casas e dividiram as terras, marcando efetivamente o início da povoação. Passados alguns anos, foi criado o Distrito Policial e, no ano seguinte, foi elevado à categoria de Município. Rancharia recebeu status de Município em  julho de 1935.

 

Como chegar

Para ir até Rancharia, saindo de São Paulo, é preciso acessar a SP-280 (Rodovia Castello Branco) até a saída 315-B, a SP-225 (Rodovia Eng. João Baptista Cabral Rennó), a SP-327 (Rodovia Orlando Quagliato), a SP-270 (Rodovia Raposo Tavares) até a saída do km 447-A,  e a SP-284 (várias denominações) até a saída do km 517.

 

Mais informações: www.rancharia.sp.gov.br