Conheça o Município Turístico de Sabino

Compartilhe!

Curtir
Distante 469 km da Capital, Sabino é um município privilegiado por estar à margem do Rio Tietê, parte importante de sua atividade turística. Com 5.614 habitantes (IBGE, 2020), está localizada no lado Oeste do Estado de São Paulo e fica próximo às cidades de Bauru (130km) e São José do Rio Preto (135km rodoviário ou 90km via balsa). Sabino tornou-se MIT (Município de Interesse Turístico) em junho de 2017 e dispõe de pousadas, hotéis, ranchos e casas de veraneio às margens do rio e hospedagens para todos os gostos e bolsos. É certo que o turismo fluvial vem crescendo, mesmo porque dispõe de uma das mais belas praias de água doce do interior paulista.

Milhares de turistas estão em busca de diversão, lazer tranquilidade e segurança, itens sempre encontrados neste destino. A praia municipal, exemplo de Turismo de Água Doce, oferece em sua estrutura quiosques, área de camping, estacionamento, academia ao ar livre para portadores de necessidades especiais, local para pesca, palco para realização de grandes eventos, além de paisagens únicas que encantam qualquer visitante.
 


A praia municipal oferece infraestrutura com quiosques, churrasqueiras, área para pesca, camping e belas paisagens
 

Outro forte atrativo em Sabino é o turismo religioso, com a Igreja da Matriz São Sebastião e o Cemitério Municipal, que conta com uma capela ecumênica, jardim e todo uma estrutura com arquitetura em estilo greco-romano. O grandioso portal turístico, na entrada da cidade, inspirado também na mesma arquitetura, impressiona os visitantes, além da Praça Matriz, com seus belos jardins que lembram os jardins europeus.

Até os imigrantes têm sua importante influência lembrada no Memorial do Imigrante e o calçadão da cidade é um dos espaços no município reservado para a realização de eventos. Dentre os eventos de Sabino, destacam-se a Festa do Ovo Frito, uma festa que começou anos atrás por uma brincadeira de amigos chamados “Os Tabajaras” e que, anos mais tarde,virou tradição na cidade e região. O evento, que acontece todo mês de junho, conta com vários shows de sertanejos e o público participa do leilão de galinhas realizado pelos organizadores. Todo dinheiro arrecadado é destinado às obras sociais do município e ao Hospital Santa Casa de Lins. Tem mais: a Festa do Milho, evento realizado pelo Comtur (Conselho Municipal de Turismo), Igreja Matriz e com o apoio da Prefeitura, também é sucesso.  A festa, que atrai muitos turistas, é conhecida pela famosa sopa de milho e outras comidas típicas produzidas com o alimento. Acontece sempre no mês de julho.

 


As águas abundantes do Rio Tietê são responsáveis pelo fomento do Turismo de Água Doce em Sabino, durante o ano todo
 

Conta a história que por iniciativa dos primeiros moradores, tendo como patriarca, Antônio Sabino Pereira, além de seus filhos, o patrimônio passou a chamar-se Sabino, em homenagem aos fundadores. Distrito criado com a denominação de Vila Sabino, em 1934, subordinado ao município de Lins. Sabino foi elevada à categoria de município em 30 dezembro de 1953, obtendo total autonomia da cidade de Lins em 20 de janeiro de 1954.


Como chegar

Para ir até Sabino, saindo de São Paulo, é preciso acessar a SP-280 (Rodovia Castello Branco) até a saída 210; a SP-209 (Rodovia João Hipólito Martins); a SP-300 (Rodovia Marechal Rondon) até a saída 447-A; a BR-153 (Rodovia Transbrasiliana) até saída do km 170, Via de Ligação da BR-153 à SP-381 e a SP-381 (Rodovia David Eid).


 
Mais informações pelo www.sabino.sp.gov.br