Conheça o Município Turístico de Tabatinga

Compartilhe!

Curtir
Numa região rural e agrícola, o município de Tabatinga consegue mudar o perfil profissional da população de 16.644 pessoas, segundo o IBGE/2020 que, durante a década de 90, se transformou na Capital Nacional dos Bichos de Pelúcia. Desde então, a cidade atrai consumidores do Brasil e até do exterior de olho nesse comércio. Este destino recebeu o título de Município de Interesse Turístico (MIT), em maio de 2018, o que permitiu maior investimento de infraestrutura no setor de turismo para melhor receber os turistas e visitantes. Com o bicho de pelúcia como seu principal atrativo, a recebe cerca de 40 mil turistas por ano.

Localizado na Região de Araraquara, o município é formado pela sede e pelo distrito de Curupá e dois rios compõem a hidrografia deste destino, sendo eles: Rio São Lourenço e Rio Jacaré-Guaçu. Além destes, há o Ribeirão São João, de grande importância para a hidrografia da região. Distante 333 km da Capital, vale ressaltar que este MIT dispõe de mais de 50 fábricas ativas, na verdade uma cadeia completa do setor de confecção infantil, o que torna o destino certo de quem quer encontrar artigos de qualidade, preço justo e enorme variedade em bichos de pelúcia, enxovais para bebê, roupas e acessórios infantis.
 
Além deste setor, o município destaca-se também pelo turismo rural, religioso e gastronômico. Destaque para a Igreja Matriz Nossa Senhora do Bom Conselho que, após uma intervenção de três anos de restauro, foi reinaugurada em 2016. A paróquia foi fundada no dia 09/01/1933 por Dom José Marcondes Homem de Mello e está localizada bem no centro, na Rua Dario Rodrigues Louzada, 278.

 
 
Tabatinga é conhecida como a Capital Nacional dos Bichos de Pelúcia, e por isso recebe 40 mil turistas por ano
 

E outros atrativos passam pela Prainha do Rancho Benelli, local onde se encontra a Bica do Chechi, uma mina de água mineral e cristalina que forma uma pequena represa, além de possuir infraestrutura com bares e restaurantes. Há também o Laguinho, um centro de recreação que possui diversos brinquedos didáticos, famosos por atrair as famílias no final da tarde.


Conta a história que a fundação de Tabatinga está intimamente relacionada à expansão da cultura cafeeira para o oeste paulista, verificada a partir da década de 1850. Entretanto, os Campos de Araraquara já eram conhecidos desde o século XVIII, quando por esta região passaram os bandeirantes que buscavam ouro em Goiás e Mato Grosso, utilizando-se, para tanto, o Rio Tietê e o "Picadão de Cuiabá". Fundada em oito de maio de 1896, Tabatinga em tupi-guarani significa: Taba = Casa, Tinga = Branca. A emancipação do município se deu apenas em 18 de dezembro de 1925, durante a expansão cafeeira paulista que a cidade adquiriu autonomia política e obteve o nome de Tabatinga.

 
 
A bela Igreja Matriz Nossa Senhora do Bom Conselho foi fundada em 1933 e restaurada em 2016 
 

Como chegar

Para ir até Tabatinga, saindo da Capital, é preciso acessar a SP-348 (Rodovia dos Bandeirantes) até a saída 168, depois a SP-310 (Rodovia Washington Luiz) até a saída 287, em seguida a SP-331 (Rodovia Deputado Victor Maida) até a saída do km 40 e a SPA-040/331.



 
Mais informações: www.tabatinga.sp.gov.br