Conheça o Município Turístico de Tambaú

Compartilhe!

Curtir
Localizada na Região Metropolitana de Ribeirão Preto, nordeste do Estado, a cidade de Tambaú tem uma forte relação com a atividade turística que abrange dois campos: o religioso em função do Padre Donizetti Tavares de Lima, Beato desde novembro de 2019, e das cerâmicas artísticas desenvolvidas através da argila.  Município de Interesse Turístico – MIT, desde outubro de 2017, Tambaú que conta com uma população estimada de 23.232 pessoas, de acordo com  IBGE/20, recebe mais de 200 mil turistas por ano e fica 271 km distante da Capital.

Sempre com foco do desenvolvimento do turismo, a cidade integra o Circuito Caminho da Paz, roteiro de peregrinação e cicloturismo entre vários municípios do interior do Estado de São Paulo, que fazem parte da Região Turística Histórias e Vales e Serra do Itaqueri com motivação religiosa e esportiva.O objetivo do circuito é mostrar um pouco dos atrativos turísticos, culturais, e ecológicos do roteiro, além de fomentar o trade turístico dos municípios participantes ajudando a economia com empregos nos locais de hospedagem e alimentação, além de dar visibilidade ao artesanato regional.

Também faz parte do Circuito Fé e Arte voltado somente para o município, envolvendo os seguintes atrativos: Museu Padre Donizetti, Cerâmicas Artísticas de Vasos, Santuário Nossa Senhora Aparecida e Mausoléu Padre Donizetti. Vale ressaltar que Tambaú é conhecida como a Cidade Vermelha ou Cidade da Cerâmica, famosa por suas olarias industriais e artesanais.


 
 
Tambaú é conhecida como Cidade Vermelha ou Cidade da Cerâmica, famosa por suas olarias industriais e artesanais
 

Bom destacar que período de maior fluxo de turistas é nas datas comemorativas da Igreja Católica: Domingo de Ramos, Marcha da Fé, Semana de Nossa Senhora Aparecida.  A cidade recebe no mês de junho, falecimento do Padre Donizetti, cerca de 40 mil turistas e quatro mil todos os finais de semana, pessoas que vêm orar e participar da Marcha da Fé. Por outro lado, aos finais de semana, muitos visitantes de cidades vizinhas se juntam aos moradores de Tambaú, para novas emoções com esportes radicais como o rapel de cachoeira. Os pontos mais frequentados do município são: Pontilhão, Cachoeira da Fazenda São Geraldo e Santuário a Senhora Aparecida.

Não se pode esquecer que já na década de 50 do século passado, o município foi cenário de um fenômeno sócio-religioso importante envolvendo o Padre Donizetti Tavares de Lima, que se tornou conhecido até internacionalmente devido ao movimento messiânico que marcou profundamente a história do município, transformando-o num polo do Turismo Religioso. Ele nasceu na cidade de Cássia, em Minas Gerais, no dia três de janeiro de 1882 e chegou a Tambaú em 12 de junho de 1926 permanecendo até seu falecimento, em 16 de junho de 1961.

O religioso espalhou por Tambaú diversas obras sociais, entre elas a fundação do asilo São Vicente de Paulo e da Associação de Proteção à Maternidade e à Infância de Tambaú. Criou, também, a Congregação Mariana, a Irmandade das Filhas de Maria e o Círculo Operário Tambauense. Na chamada “Casa dos Milagres”, nome dado à residência onde viveu, há inúmeros objetos deixados por pessoas que alcançaram uma graça. Em tempo: a beatificação do Padre Donizetti ocorreu em Tambaú, no dia 23 de novembro de 2019, e foi presidida pelo prefeito da Congregação da Causa dos Santos e representante do Papa, Angelo Becciu. A solenidade de beatificação do religioso, que incluiu missa campal, foi assistida por 20 mil pessoas, sob sol forte.

A palavra Tambaú é nome de origem Tupi que quer dizer 'Rio das Conchas' (Tamba-hy-rio das conchas ou dos mariscos). Tal designação foi consequência da identificação com que os índios nomeavam os lugares onde habitavam ou tinham sua região de caça ou pesca. O município de Tambaú seria um vasto campo de caça de alguma tribo. Objetos indígenas encontrados em locais da zona rural (pontas de lanças ou flechas, machadinhas, mão de pilão, e outros) confirmam essa hipótese, assim como as 'conchinhas bivalves', encontradas no leito arenoso do córrego Tambaú.


 
 
No Santuário Nossa Senhora Aparecida acontece a devoção ao Beato Donizetti, que recebe milhares de fiéis o ano todo
 

Conta a história que Tambaú foi fundada em julho de 1886, na condição de povoado. Em 1892, foi elevada a distrito de paz. Adquiriu a condição de município em 20 de agosto de 1898, desmembrando-se do município de Casa Branca.

Como chegar

Para ir até Tambaú, saindo da Capital, acesse a SP-348 (Rodovia dos Bandeirantes), a SP-330 (Rodovia Anhanguera) até a saída 210, Av. Pe Antônio Van Ess até rotatória, Marginal do Córrego Ribeirão do Ouro, Anel Viário de Pirassununga, em seguida a SP-201 (Rodovia Euberto Nemesio Pereira de Godoy), depois a SP-215 (Rodovia Vicente Botta) até a saída do km 71 e, finalmente, a SP-332 (Rodovia Padre Donizetti).


 
Mais informações: www.tambau.sp.gov.br