Conheça o Município Turístico de Tatuí

Compartilhe!

1 curtiu
Distante 131 km da capital, na região de Sorocaba, se encontra Tatuí, uma das primeiras cidades do Estado de São Paulo a ser reconhecida como Município de Interesse Turístico, em 2017. O nome Tatuí vem do tupi-guarani e significa “Água do Rio do Tatu”. Uma cidade tão receptiva e cultural que ganhou três apelidos: “Cidade Ternura”, “Capital da Música” e “Cidade dos Doces Caseiros”. É um diversificado destino turístico para quem aprecia a arte da música ou para as pessoas que se interessam por doces.

Tatuí não recebeu o nome de Capital da Música, oficializado pela lei estadual 12.544 de 2007, por nada. Lá se encontra o Conservatório Dramático e Musical Doutor Carlos de Campos, conhecido também por Conservatório de Tatuí, a mais tradicional escola de música do Brasil e uma das maiores da América Latina. O Conservatório foi fundado no dia 11 de agosto de 1954 e possuí 51 cursos, todos gratuitos, com média de seis anos. São formados instrumentistas, cantores, atores e luthiers e recebe alunos de todo o Brasil e do Exterior. Dispõe também de uma variedade de atividades artísticas para o público, encontros, festivais, masterclasses, workshops, concertos, espetáculos de teatro, cursos intensivos, palestras e recitais.

 


O Conservatório Dramático e Musical de Tatuí é um dos mais conhecidos e respeitados conservatórios da América Latina
 

Ainda no mesmo espaço, é possível visitar o Teatro Procópio Ferreira, um local muito bem planejado com uma infraestrutura moderna. A acústica do teatro é considerada uma das melhores do país, segundo críticos da música. É possível apreciar apresentações musicais, balé e até opera.

Mas se o assunto é doces, Tatuí, com uma população estimada, segundo o IBGE/2020, de 122.967 pessoas, também pode ser o local ideal. Em julho, acontece a Feira do Doce, com mais de 250 tipos de doces, do mais tradicional ao gourmet. O objetivo da Feira é promover a produção local e também a cidade. Em 2019, em quatro dias de evento, a 7ª edição movimentou R$ 840 mil e um público de 96 mil pessoas provenientes de mais de 40 cidades. Por sua vez, a música tem lugar de destaque, com diferentes estilos durante a Feira do Doce, com o Festival Capital da Música “Maestro Antônio Carlos Neves Campos”, que acontece no mesmo local, na Praça da Matriz.

 


O Parque Ecológico Municipal Maria Tuca é uma atração com trilha ecológica, piscinas naturais e campos de futebol
 

A Cidade Ternura, título recebido graças à receptividade de seus moradores, também conta com outra atração para o turista. Fundado em 1934, o Aeroclube de Tatuí é um dos maiores aeroclubes de voo à vela do país em número de aeronaves. Vale ressaltar sua história: alguns pesquisadores e historiadores consideram o ano de 1822 – e não 1826 – como a fundação de Tatuí, pois acreditam que já havia um distrito constituído. Na data de 20 de setembro de 1861, Tatuí elevou-se à categoria de cidade. Em 26 de outubro de 1877 foi instalada a sua Comarca. Dez anos depois, Tatuí seria uma das primeiras cidades do Brasil a libertar seus escravos mesmo antes da Lei Áurea.

Como chegar

Para ir até Tatuí, saindo de São Paulo, é preciso acessar a SP-280 (Rodovia Castello Branco) até a saída 129-B e a SP-127 (Rodovia Antônio Romano Schincariol).



 
Mais informações: https://www2.tatui.sp.gov.br/