Três Fronteiras

Com uma população de 5.832 habitantes, de acordo com estimativas do IBGE/2020, o município de Três Fronteiras está localizado no extremo Noroeste do Estado de São Paulo. Distante 633 km da Capital, é banhado por muita água doce, oferecendo inúmeras opções de lazer e entretenimento para todas as idades, passando pela pesca, esportes náuticos, com playgrounds para as crianças e momentos relaxantes com a natureza. Vale ressaltar que juntamente com mais 10 municípios, Três Fronteiras integra a Região Turística Entre Rios – Rota do Peixe. 

 

O Parque Ecoturístico da Areia Branca é a maior área de lazer dos Grandes Lagos, com diversão garantida
 
Este destino já foi conhecido como passagem obrigatória dos tropeiros, que vinham de Mato Grosso, através do Porto Tabuado e dirigiam-se para o Estado de São Paulo, pela histórica Estrada Boiadeira, popular por ter sido uma importante rota comercial da região. Por carregar todo esse contexto histórico, a Estrada Boiadeira tornou-se uma forte referência turística da cidade e possui um destacado evento: a Cavalgada Histórica, que ocorre sempre no dia 12 de outubro, aniversário da cidade, com comitivas de cavaleiros experientes que acompanham a Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida com muita alegria e comemoração, na Praça da Matriz. 

Para além do turismo histórico, o município de Três Fronteiras, que foi reconhecido como MIT (Município de Interesse Turístico) em 2019, possui a maior área de lazer dos Grandes Lagos, como o Parque Ecoturístico da Areia Branca, com diversão para a população e para seus visitantes. Mais uma atração da forte influência turística que a cidade possui é a Festa de Santos Reis realizada na primeira semana de janeiro há mais de 40 anos e atrai milhares de visitantes, principalmente devotos, tanto do Estado de São Paulo, quanto de estados vizinhos. 


 
Este Município de Interesse Turístico integra a Região Turística Entre Rios – Rota do Peixe
 
Conta a história que este destino é resultado da unificação de dois povoados: Marcondes Filho e São José da Alegria. Foi fundado em 12 de outubro de 1947, originou-se como um bairro de Santa Fé do Sul e alcançou sua autonomia em 18 de fevereiro de 1959. A cidade recebeu o nome de Três Fronteiras por ser a última cidade localizada na região Noroeste do Estado de São Paulo, que faz divisa com os Estados de Mato Grosso e Minas Gerais.

Como chegar
Para ir até Três Fronteiras, saindo de São Paulo, é preciso acessar a SP-348 (Rodovia dos Bandeirantes) até a saída 168, a SP-310 (Rodovia Washington Luiz) até a saída 453-A, a SP-320 (Rodovia Euclídes da Cunha) até a saída do km 617 e a SP-617/320.


Mais informações: www.tresfronteiras.sp.gov.br