Conheça o Município Turístico de Ubarana

Compartilhe!

1 curtiu
Cidade interiorana banhada pelas límpidas águas do Rio Tietê e composta por belas paisagens, Ubarana, da região de São José do Rio Preto, avançou na economia, em especial depois que se tornou MIT – Município de Interesse  Turístico, em 2018.  O afluente do Tietê, o Rio Fartura, presenteia o município com sua principal atração, a Prainha Municipal de Ubarana, como é popularmente conhecido o Centro de Lazer Gentil Moreira. Milhares de pessoas buscam a prainha constantemente para a prática do lazer, seja pela pesca, banho, atividades náuticas, camping ou apenas descanso. É o Turismo de Água Doce que conquista seus visitantes. 

É nítido que o comércio local também vem se desenvolvendo e se estruturando, com horários especiais para atender as necessidades dos turistas que visitam o município. Além disso, compondo seu trade turístico, muitos munícipes vêm investindo nos setores de alimentos e bebidas, oferecendo ótimas opções de bares e restaurantes, bem como em meios de hospedagens, com dezenas de casas de veraneio disponíveis para locação, pousadas ou chalés oferecendo ao visitante um serviço de qualidade com ótimo custo benefício. 
Com uma população, pelo IBGE 2020, de 6.400 pessoas, este destino fica distante 482 km da Capital, e  é uma sugestão agradável para turistas que apreciam a tranquilidade da uma pequena e tradicional cidade de interior, que sem perder sua identidade e essência, vem se adequando e caminhando em prol do desenvolvimento turístico. Seus atrativos comprovam este caminho, como, por exemplo, a Feira Noturna  idealizada pelos setores de Cultura e Turismo da cidade, para os feirantes da região realizar a venda de seus produtos. A diversidade de produtos é imensa: frutas, legumes, pizzas, pastel, souvenirs, doces, roupas, artigos eletrônicos, entre outros. A feira proporciona entretenimento que agrada a todas as idades, como brinquedos e show ao vivo de música sertaneja. Funciona todas as quartas-feiras, das 17 horas até às 22 horas em frente à Praça da Matriz. 


 
O Turismo de Água Doce conquista os visitantes com a Prainha banhada pelo Rio Fartura, afluente do Tietê
 
Outra grande atração é o Centro de Lazer “Gentil Moreira”, mais conhecido por seus visitantes e pela população local como Prainha de Ubarana. As águas do Tietê que chegam límpidas no local favorecem na formação de mais de 400m de prainha, e de uma área territorial de 49.500 m², às margens do afluente do Tietê, o Rio Fartura. O surgimento da Prainha de Ubarana se deu devido ao represamento do Rio Tietê para a construção da Usina Hidrelétrica Mário Lopes Leão, situada no município de Promissão-SP, cidade limítrofe a Ubarana, em 1981, quando o município ainda era Distrito da cidade de José Bonifácio-SP. A Vila dos Pescadores, outro atrativo, é um local simplório mas de imensurável potencial. Banhada pelas águas do Tietê, privilegia e encanta os visitantes pela incrível vista do local, da ponte que corta o rio e das grandiosas embarcações que se utilizam da eclusagem da Hidrelética Mário Lopes Leão, para navegação. A gastronomia também está presente no local, com foco nas iguarias à base de peixes, além da oportunidade de passeio de barco por essas límpidas águas.

Destaque para a Praça Central da cidade, na Av. Francisco Pinheiro, onde está localizada a Igreja Matriz que é a única igreja católica deste MIT. Tem aspecto arquitetônico simples e peculiar, muito condizente com as características do município. Usualmente utiliza-se a praça da Matriz para realização de eventos comemorativos e de cunho cultural, como Aniversário da Cidade, Encontro de Santos Reis e de Fanfarras, Carnaval, entre outros. Uma bela fonte contribui para o embelezamento da praça que é um dos principais cartões postais de Ubarana.    


 

Outro atrativo é a Vila dos Pescadores, banhada pelas águas do Tietê, e que encanta os turistas até pela vista da ponte 

As festividades do município também são bem reconhecidas e atraem muitas pessoas. Tanto os festejos tradicionais, quanto os culturais são muito populares e toda região se atenta ao calendário de eventos. Os principais são: carnaval na Prainha; Festa do Padroeiro São Pedro com shows, queima de fogos e quermesse tradicional; Concurso Miss e Mister Ubarana; Cavalgada de São Pedro; Encontro de Bandas e Fanfarras; Encontro de Folias de Reis; Festival Gastronômico, de Teatro, de Música, de Dança de Cinema e de Poesia; Festa de Natal e Réveillon; Feira Turística - Fecultur, entre outros.

A história conta que tudo começou com a doação de uma gleba de terras, constante de 25 alqueires, efetuada pela família Pinto, localizada hoje a meio caminho entre a cidade de José Bonifácio e o Rio Tietê, no ano de 1907. Nessa época, já se verificava na região o assentamento de inúmeros moradores. Muito tempo depois, em dezembro de 1991, dispostas em lei as alterações no quadro territorial administrativo do Estado de São Paulo, foi estabelecida a área territorial de Ubarana com as respectivas divisas com os municípios de José Bonifácio, Mendonça, Adolfo, Promissão e Barbosa. Interessante saber que a palavra Ubarana, em tupi-guarani, significa literalmente ¨semelhante ao pau¨ (iba+rana). Também é o nome popular de um peixe marinho, de escamas pequenas, da família Elopidae. Vive normalmente em baías e portos, podendo mesmo subir rios à procura de alimento.

Como chegar

Para ir até Ubarana, saindo de São Paulo, é preciso acessar a SP-348 (Rodovia dos Bandeirantes) até a saída 168, SP-310 (Rodovia Washington Luiz) até a saída 287, a SP-331 (Rodovia Victor Maida), a SP-304 (várias denominações) e a BR-153 (RodoviaaTransbrasiliana) até saída do km 120.



Mais informações: www.ubarana.sp.gov.br