Conheça o Município Turístico de Votuporanga

Compartilhe!

3 curtiram
Votuporanga é um município da região noroeste do Estado de São Paulo, distante 535 km da capital que hoje integra, com mais 10 cidades, a Região Turística Maravilhas do Rio Grande. Vale explicar que este destino surgiu da necessidade de agrupar cidades que tinham como atrativo turístico em comum o Rio Grande, e foi formada a partir do desmembramento da Região Turística dos Grandes Lagos. É conhecida como a Cidade das Brisas Suaves.

Com uma população de 95.338 habitantes, segundo IBGE /2020, esta cidade que já é MIT – Município de Interesse Turístico, desde outubro de 2017,  orgulha-se de seu nome de origem tupi-guarani.  Votu significa ar, brisa e poranga belo, bom e bonito, resultado: Votuporanga significa “Bons ventos”, “Bons ares” ou “Brisas suaves”. Fundada em agosto de 1937, seu progresso teve foco na agricultura e tornou-se grande produtor de café, algodão, milho, feijão, arroz, banana, maçã e mandioca. Na pecuária destacou-se, principalmente, a criação de bovinos e suínos.

A diversidade de atrações turísticas é responsável pelo constante fluxo de visitantes, como acontece com o Parque da Cultura, um complexo formado pelo Centro de Lazer do Trabalhador “Oscar Bottura” e Centro de Informações Culturais e Turísticas “Marão Abdo Alfalgali”. Localizado numa área de 105 mil m² e com fácil acesso para toda a população é uma das boas opções de lazer e acesso à cultura da região. Possui ciclovia, pista de cooper, quadras de vôlei de areia, campos de futebol de areia, playground, aparelhos para ginástica, anfiteatro aberto, sanitários e vestiários e praça de alimentação. A cultura deste destino passa pelo Museu Municipal Edward Coruripe Costa que expõe fotografias, móveis, objetos, quadros e esculturas que representam o desenvolvimento de Votuporanga. É a história ao alcance de todos. Neste equipamento cultural há auditório externo, salas de oficinas educativas, salas de leitura, Biblioteca Municipal “Castro Alves”, sala de cinema cultural e pinacoteca.
 
 
Parque da Cultura Profª Adoração Esteves Garcia Hernandez é uma das boas  opções de lazer e acesso à cultura da região

 
Passando pelo Turismo Religioso, este MIT exibe com orgulho um dos seus cartões postais, a Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida, que desde 2016 é Catedral da Diocese de Votuporanga. Pronta desde 1958, o prédio impressiona por sua arquitetura bastante arrojada para a época, pois se tratava de um estilo neogótico, que reviveu a arquitetura gótica medieval nos séculos XVIII e XIX. A característica mais marcante e que retrata a influência gótica na Igreja Matriz é a rosácea, elemento ornamental encontrado na maioria das catedrais do período gótico (XIX e XV).  Já no coração da cidade, está instalada a Concha Acústica, que traz uma arquitetura ousada e bastante moderna e recebe grandes espetáculos abertos à população.

Quando o tema é natureza, Votuporanga apresenta seu Horto Florestal Sérgio Ramalho Matta, uma área arborizada banhada por dois córregos, situado em um local aprazível de fácil acesso, distante apenas 3.400 m do centro da cidade. O horto tem capacidade para acomodar 700 pessoas e é uma das opções de lazer gratuito. O complexo tem potencial turístico a partir de uma reestruturação e revitalização dos equipamentos existentes, tais como: piscina natural com pedras ornamentais, cascata de água corrente, com capacidade para 80 pessoas; represa artificial com 1.712m, volume de 900m³, com margem preparada com areia grossa, tipo prainha artificial, com plataforma e quiosque no seu interior, com capacidade para aproximadamente 400 pessoas.

 
 

A Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida, de arquitetura arrojada, é a Catedral da Diocese de Votuporanga desde 2016

 
Os votuporanguenses gostam de contar que a Corporação Musical “Zequinha de Abreu” fundada em 31 de dezembro de 1974, foi tombada em 2007 como patrimônio histórico de valor imaterial do município. Desta maneira honra toda sua trajetória histórica, garantindo a sua existência para a posteridade.Assim, Votuporanga se destaca como primeira cidade da 8º Região Administrativa de São José do Rio Preto/SP a valorizar sua banda municipal através de um ato de tombamento imaterial. A música sempre fez parte deste MIT. No ano de 1943 quando a cidade tinha apenas seis anos de fundação já existia uma banda que animava bailes e eventos comemorativos da cidade, chamada de A Patativa do Oeste e em 1950 surgiu desse grupo, Ditinho e sua Orquestra que, mais tarde, veio a se chamar Orquestra Guarani.

O nome escolhido, Votuporanga, foi uma indicação de Sebastião Almeida de Oliveira, tabelião de Tanabi e no dia oito de agosto de 1937, a cidade foi fundada. Nessa mesma data, foi celebrada uma missa pelo padre Isidoro Cordeiro Paranhos. Em 1945, a Vila tornou-se Distrito, Município e sede da comarca, em decreto único.


Como chegar


Para ir até Votuporanga, saindo da Capital, é preciso acessar a SP-348 (Rodovia dos Bandeirantes) até a saída 168, depois a SP-310 (Rodovia Washington Luís) até saída 453-A e, finalmente, a SP-320 (Rodovia Euclides da Cunha) até a saída 518.


 
Mais informações pelo site www.votuporanga.sp.gov.br