Marchinhas, blocos, fantasias feitas com crepom: este é o Carnaval de SP

Compartilhe!

Curtir
Em todo o Estado de SP, municípios inovam com suas programações tradicionais ou “diferentonas”
 
O Carnaval é considerado uma das maiores festas do mundo. A atmosfera festiva contagia a todos os foliões que esperam anualmente para curtir os blocos e os desfiles na cidade de São Paulo. Além disso, muito municípios do estado oferecem opções inovadoras para quem quer fugir da folia e procura por um bom descanso para recarregar as energias. O interior do estado recebe turistas de várias partes do Brasil em busca de sossego, diversão em família e até mesmo um pouco de folia para os mais animados.

No litoral, o turista encontra um ambiente mais descontraído com desfiles, blocos de rua e eventos temáticos. As praias permitem que os viajantes aproveitem paisagens costeiras e a brisa do mar.

Para o secretário de Turismo e Viagens do Estado de SP, Roberto de Lucena, o Carnaval é uma excelente oportunidade para conhecer o Estado de SP. “O turista, principalmente o que visita São Paulo, seja folião ou não, aproveita a pausa para desbravar novos lugares e conhecer as belezas que nosso estado oferece. São Paulo é um estado rico em diversidade e o Carnaval é um excelente momento para conhecê-lo melhor”.

A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo separou alguns destinos para os foliões aproveitarem a festa.

Barra Bonita
A Estância Turística de Barra Bonita, localizada a 263 km de São Paulo, vai promover o "Barra Folia 2024". O evento promete ser um dos melhores carnavais do interior paulista e acontece entre 10 e 13 de fevereiro, oferecendo uma programação diversificada e gratuita para o público. O Barra Folia 2024 se destaca não só pela música, mas pela segurança oferecida aos visitantes. O evento conta com atrações musicais e desfile de blocos.

Carnamar de São Sebastião
A cidade de São Sebastião, localizada a 200 km de São Paulo, realiza a 31ª edição do Carnamar, o maior evento de Carnaval em alto mar do estado. A festa acontece no dia 11 de fevereiro e todos os participantes podem decorar suas embarcações e Jet skis para desfilarem pelo canal de São Sebastião, acompanhados de muita música e folia. A festa segue em direção a Praia do Arrastão, premiando as embarcações mais carnavalescas em três categorias: a melhor decoração, a mais animada e a mais original.
 
Banho da Doroteia em Ilhabela
Uma das atrações mais esperadas do Carnaval litorâneo acontece em Ilhabela, a 207 km de São Paulo. No dia 13 de fevereiro, os foliões de todas as idades participam do Banho da Doroteia, desfilando pela cidade com roupas feitas com papel crepom. A celebração acompanha bandas e blocos diurnos e termina com um mergulho no píer para colorir o mar.

As Marchinhas de São Luiz do Paraitinga
O interior do estado também comemora. Depois de três anos de pausa, o tradicional Carnaval de São Luiz do Paraitinga, a 174 km de São Paulo, está de volta. Os foliões vão celebrar ao som de marchinhas e bonecos gigantes. A programação acontece entre os dias 9 e 13 de fevereiro.

CarnaHelp de Socorro
E quem disse que a folia não pode ser responsável? O CarnaHelp, em Socorro, a 130 km da capital, propõe aos moradores e visitantes a conscientização ambiental. O evento inclui o plantio de árvores, valorização dos artistas locais e expressões culturais. Uma das atrações é o Bloco do Turista — Carbono Zero, que estreia no dia 11 de fevereiro, às 21h, e pede que coolers e vidros sejam evitados. A programação completa do CarnaHelp, que será entre os dias 10 e 13 de fevereiro, inclui ainda shows noturnos, atividades para crianças e um comércio vibrante.




Álbum de Fotos