Setur apoia o setor do Turismo e pede que Governo Federal reveja exigência de visto para turistas

Compartilhe!

1 curtiu
Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo pede ao Governo Federal que reconsidere exigência de visto para turistas dos Estados Unidos, Japão, Canadá e Austrália

A Secretaria de Turismo e Viagens do Governo do Estado de São Paulo fez chegar ao presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), Marcelo Freixo, à ministra do Turismo, Daniela do Waguinho, e ao ministro das Relações Exteriores, o embaixador Mauro Vieira, a preocupação com retomada da exigência de visto para que cidadãos dos Estados Unidos, do Japão, do Canadá e da Austrália possam entrar no Brasil.

O secretário de Turismo e Viagens de São Paulo, Roberto de Lucena, também propôs ao Fornatur (Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo) a iniciativa de agir em colegiado com todos os secretários estaduais de Turismo para trabalhar o convencimento do Governo Federal em relação ao assunto.

“O turismo não desperdiçou a crise oferecida pela Pandemia. Se reinventou. Vive um momento virtuoso de recuperação e crescimento em que há uma demanda reprimida de viagens”, destacou o secretário. “Esperamos boas notícias por parte do Governo Federal em forma de apoio para estruturação turística, apoio para promoção dos nossos destinos, liberação de crédito para empreendimentos turísticos, ajuda para atrairmos eventos e feiras internacionais, recursos para qualificação profissional no turismo, apoio para a interiorização do turismo, e isso passa por infraestrutura e conectividade”, completou.

São Paulo é a principal porta de entrada de turistas internacionais no Brasil. Recebe 2,3 milhões de turistas internacionais por ano, sendo que 35% desses visitantes correspondem, somados, aos turistas que vem do Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão.

Em 2019 o Governo Federal atendeu a antiga reivindicação do trade turístico com o apoio da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados e da Frente Parlamentar do Turismo do Congresso Nacional e abriu mão da exigência de visto para turistas vindos dos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão.
Essa foi uma decisão de impacto positivo no desempenho dos números de atração de turistas estrangeiros, estático por anos, e que infelizmente não foi melhor porque nos dois anos seguintes vivemos a crise no setor provocada pelo Coronavirus.

“2022 foi um ano importante para o Turismo, o setor mais afetado pela pandemia. Foi o ano da retomada. Em 2023, as projeções são as melhores possíveis e a expectativa que temos é de um crescimento no desempenho da indústria do turismo, e é por isso que a informação de que o Governo Federal decidiu voltar a exigir visto para os turistas desses países é péssima e é muito mal recebida num momento em que precisamos estimular o turismo e atrair visitantes internacionais”, disse Lucena.