Memória do Holocausto: Setur-SP participa de solenidade em homenagem às vítimas

Foto: Celso Silva / Setur-SP

Compartilhe!

3 curtiram
Memória do Holocausto: Setur-SP participa de solenidade em homenagem às vítimas
 
Data é reconhecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) desde 2005
 
A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) participou neste domingo, 28, por meio do secretário Roberto de Lucena, da solenidade em memória às vítimas do Holocausto. O evento foi organizado pela Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisep), pela Confederação Israelita do Brasil (Conib) e pela Congregação Israelita Paulista (CIP).

Com a casa cheia, a cerimônia contou com representantes de várias doutrinas religiosas, políticos, cônsules, empresários, juventude judaica e sobreviventes do holocausto que sensibilizaram a plateia. Todos foram unânimes em ressaltar que esta data implementada pela Organização das Nações Unidas (ONU) não pode ser apagada, pois foram seis milhões de vítimas.

Durante a homenagem, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, lembrou que o povo de Israel sempre passou por percursos difíceis, mas sempre saiu vitorioso. “Não aceitamos de maneira alguma a violência do Hamas, grupo extremista que atacou Israel em sete de outubro de 2023. Não aceitamos isso. Não ao terror,” exclamou o governador paulista.

O secretário de Turismo e Viagens mencionou a assinatura de um protocolo de intenções no ano passado, com Marcos Knobel, presidente da Federação Israelita do Estado de SP (Fisesp), no Museu Judaico, em São Paulo. O objetivo do documento é promover iniciativas relacionadas ao bem receber da comunidade judaica nacional e internacional no Estado de São Paulo. “É uma ação que integra conjunto de iniciativas da nossa secretaria e que visa ampliar o extrato turístico no estado, mobilizando diversas instituições, como o museu Judaico, o Memorial do Holocausto, o clube Hebraica, restaurantes e sinagogas”.

Lucena também enfatizou que “nosso papel é trabalhar para que São Paulo, um estado tradicionalmente acolhedor, seja cada vez mais inclusivo e tolerante. Queremos aumentar o fluxo turístico entre Israel e São Paulo e atrair a comunidade judaica internacional para o estado”.

O Dia Internacional em Memória às Vítimas do Holocausto é dedicado a milhões de pessoas que foram torturadas e mortas nos campos de concentração, comandados pela Alemanha Nazista, durante o período da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). A data é reconhecida desde novembro de 2005 pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU).

Álbum de Fotos