Municípios de Itobi e Santo Antônio do Jardim integram Rotas do Vinho de SP

Vinícola Casa Verrone é uma das presentes na lista na Região da Serra dos Encontros o

Compartilhe!

2 curtiram
São três vinícolas das cidades no programa, que tem o objetivo de desenvolver o enoturismo no Estado
 
O Governo de São Paulo lançou nesta quarta-feira, 28, o programa Rotas do Vinho de São Paulo (https://rotasdovinho.sp.gov.br), iniciativa inédita que reúne 66 vinícolas do Estado de São Paulo com experiências de enoturismo, como degustação de vinhos, visita a vinícolas e harmonização de vinhos. A região turística Entre Rios, Serras e Cafés está representada no roteiro, com três vinícolas.
 
A vinícolas são a Casa Verrone, em Itobi; e as vinícola Lattarini e L'Origine, em Santo Antônio do Jardim. Criada em 2009, a Casa Verrone possui atualmente 15 hectares plantados de videiras européias: Primitivo, Chenin Blanc, Pinot Noir, Grenache, Marselan, Shyra, Sauvignon Blanc, Viognier, Cabernet Sauvignon e Franc. 
 
A Vinícola Lattarini está há três gerações produzindo vinhos e sucos para todos os paladares em Santo Antônio do Jardim. Por sua vez, a Vinícola L'Origine é o local onde nasceu o primeiro vinhedo de uvas finas do município de Santo Antônio do Jardim, mostrando o potencial da região para a produção de vinhos finos, onde até então só era reconhecida a qualidade do café.  
 
Além disso, a região é beneficiada pelo clima frio e de grande altitude, características ideais para o cultivo de uvas que resultam em vinhos de qualidade única. Inclusive, as vinícolas são reconhecidas não só pelos seus vinhos premiados e sofisticados, mas também pelo compromisso com práticas inovadoras e sustentáveis.  
 
A Região Turística Entre Rios, Serras e Cafés é conhecida por oferecer turismo rural e histórico, com áreas preservadas e belas paisagens sempre recheadas de muita tradição. Então, é uma excelente opção para os turistas que procuram por história, aventura e contato direto com a natureza.
 
O objetivo do programa Rotas do Vinho de São Paulo é fomentar o enoturismo no Estado, além de promover o desenvolvimento local dos destinos e dos produtores de vinho.  “O mapeamento apresenta vinícolas, produtores e atrativos turísticos. Juntos, eles enriquecem a viagem e a tornam ainda mais especial ao visitante”, disse Roberto de Lucena, titular da pasta de Turismo e Viagens.
 
A Setur-SP mapeou cinco rotas, com 55 vinícolas e 11 vinícolas de 10 municípios, chamadas de eno-destinos, totalizando 66 vinícolas distribuídas pelo Estado de São Paulo. Coordenada pela Casa Civil e InvestSP, a iniciativa é desenvolvida pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico (SDE), Turismo e Viagens (Setur-SP), Agricultura e Abastecimento (SAA), Secretaria da Cultura, Economia e Indústrias Criativas.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
 
Alan Viana, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2888
Luciana Vicária, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2819
Aline Andrade, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2866
Caroline Figueiredo, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2830
Maristela Bignardi, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2898
Ingrid Chagas, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2892
Eduardo Nago imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2894

Álbum de Fotos