Municípios do Litoral Norte participam da primeira capacitação para retomada da atividade turística

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Workshop é parte de um acordo firmado entre Setur-SP, Embratur e Braztoa para retomar o turismo em áreas afetadas pelas fortes chuvas

O primeiro workshop de capacitação realizado de maneira online pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) para operadoras e agências de viagem aconteceu na tarde de ontem (26). A iniciativa faz parte das entregas previstas no memorando de intenções assinado pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), em parceria com a Embratur, durante a edição 2023 da WTM Latin America - maior feira de turismo da América Latina. 

O primeiro treinamento voltado para a área de eventos e negócios, teve como foco o turista que viaja a trabalho. Foram discutidas as particularidades desse tipo de turista, a melhor forma de receber o visitante de negócios para impulsionar esse segmento que apresenta constante crescimento. Segundo estudo recente realizado pela Global Industry Analysts, as viagens de negócios devem movimentar cerca de R$ 792 bilhões no mundo todo até o ano de 2026.

A capacitação foi direcionada para apoiar a retomada do turismo no Litoral Norte, que sofreu significativos impactos econômicos após fortes chuvas que atingiram a região. Participaram do treinamento, agentes e operadores de São Vicente, Santos, Guarujá, Iguape, Cananéia, Ilha Comprida, Cubatão, Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, Bertioga, Ubatuba, Caraguatatuba e Ilhabela. 

“A capacitação é a garantia do melhor atendimento possível ao turista. Com esses workshops, prevemos a retomada da atividade turística e o crescimento no fluxo turístico nessas cidades, o que movimentará a economia local, fortalecendo os municípios afetados pela tragédia que acometeu o Litoral Norte no começo do ano”, explica Roberto de Lucena, secretário de turismo e viagens do Estado de São Paulo.

Além de workshops online, serão realizados treinamentos presenciais nos dias 11 e 12 de maio para tratar da oferta de produtos turísticos. No acordo firmado durante a WTM, também estão previstas uma campanha de marketing digital pelo litoral paulista em mercados estratégicos como Argentina, Uruguai e Paraguai, em parceria com a Embratur; uma campanha de apoio à comercialização com as operadoras, junto a Braztoa; e workshops com a temática Turismo Internacional e Mudanças Climáticas, com os municípios do litoral norte e Sul, em parceria com a Embratur, com o objetivo de promover a capacitação de gestores públicos, empresários, profissionais liberais e membros da comunidade sobre mudanças climáticas e turismo internacional.

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