Conheça a Região Turística Águas, Sabores e Saberes

Compartilhe!

Curtir
Adolfo, Mendonça, Sales, Ibirá e Catiguá compõem a Região Turística Águas, Sabores e Saberes

 
Na região banhada por rios e águas terapêuticas é possível pescar, praticar esportes, relaxar e até mesmo tratar de enfermidades diversas.

Banhado pelos rios dos Bagres, Tietê, Barra Mansa,  Fartura e Sobradinho – todos liberados para a prática da pesca – o município de Adolfo, com seus pouco mais de 3,5 mil habitantes, costuma organizar eventos de sucesso. Nos mais tradicionais, os destaques são a Festa dos Santos, o Juninão, além dos tradicionais festejos de São Cristóvão, do Peão de Boiadeiro, o Encontro Anual de Veleiros, a Festa de São José, a Expo Show e o Quarter Horse.

Turistas que buscam praias de água doce menos badaladas encontram, em Sales, três boas opções de lazer: as prainhas do Cervinho, do Torres - batizada pelos turistas de "Paraíso" - e a Praia do Richelieu, todas com boa estrutura turística, como quiosques, banheiros e duchas. Quem busca visitar a região por vários dias pode optar por hospedar-se no Resort da Ilha, banhado pelas águas do Tietê. Na rodovia que liga Sales à Mendonça encontra-se a Prainha da Barra Mansa, mais conhecida como Prainha de Mendonça com área de 24.000 m² e infraestrutura com quiosques, quadras, banheiros, duchas e até piscinas.

Muito buscada pelas propriedades terapêuticas de suas riquezas hidrominerais, Ibirá possui águas dotadas de vanádio, mineral que modera as oxidações orgânicas da pele, rejuvenescendo-a. São vários os locais onde é possível banhar-se nessas águas, como o Balneário Evaristo Mendes Seixas e o Parque das Termas de Ibirá. Há diversas fontes desta mesma água disponíveis gratuitamente na cidade nas bicas Ademar de Barros, Carlos Gomes, Jorrante, Sara-Cura e Seixas. Entre as delícias gastronômicas destacam-se o tradicional restaurante Bironda, com comida da roça todos os domingos, a sorveteria A Saborosa, localizada no centro histórico da cidade e o Café da Roça, que oferece um generoso café da manhã todas as quartas e sábados.

Gastronomia também é um dos pontos altos de Catiguá, conhecida como “cidade do balaio” por conta do tradicional artesanato de bambu disponível em vários pontos da cidade. Nas padarias de Catiguá é possível provar delícias como o pão de queijo com pesto, ou comidas típicas na Fazenda São Geraldo, que oferece ambiente para pesca e lazer em meio à natureza.


Parque Balneário - Ibirá / SP - Foto: Alf Ribeiro - Expressão Studio
 

Álbum de Fotos