Nuporanga cresce com a construção do Parque do Peão

Curtir

Recursos do Governo também contemplam monitoramento dos pontos turísticos e do comércio central.

O turismo avança na Estância Turística de Nuporanga - distante 388 km da Capital, com 7.391 habitantes - com duas obras realizadas com recursos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos – DADETUR, da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (SETUR – SP), no valor de R$ 2,8 milhões. As inaugurações aconteceram no dia 27 de abril de 2024.

A 1ª Etapa de Construção do Parque do Peão é uma das obras, que consiste na execução do Palco Principal com camarins e sala técnica, Alojamentos (dormitórios, vestiários e sanitários), Administração (imprensa, juizado e ambulatório), Portal de Entrada do Parque, Sala Veterinária, Sanitários, Praça de Alimentação, Muro de Fechamento e Rede de distribuição de energia elétrica interna. A segunda obra é a Execução de Projeto de Monitoramento nos Pontos Turísticos Municipais. Trata-se da execução de sistema de monitoramento de segurança, com instalação das câmeras de monitoramento e central de controle, contemplando os acessos do município, pontos turísticos e comércio central.

Roberto de Lucena, Secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, ressalta que “os atrativos desta estância são inúmeros, como o Carnaporanga, carnaval local que atrai inúmeros turistas da região; e a esperada Festão do Peão, em setembro. Com o novo Parque do Peão, certamente o número de visitantes do município vai aumentar e o equipamento ajudará a desenvolver ainda mais o turismo local”.

Um dos passeios mais recomendados ao turista que chega a Nuporanga é percorrer os dois hectares do Centro Turístico Municipal, que tem estrutura de lazer, áreas para churrasco, parque infantil e local para a prática de caminhada. Por sua vez, as capelas rurais ficam como sugestão para turismo religioso. Por sua vez, as capelas rurais ficam como sugestão para Turismo Religioso. A Capela da Corredeira é o cenário onde ocorre a tradicional Festa da Corredeira com cavalgada de fé e missa sertaneja, sempre em outubro, enquanto na Capela Cruz do Vau, situada na Fazenda Santa Cruz do Vau, acontece uma missa com quermesse e peregrinação, coincidindo com a Festa de Pentecostes, em maio. Em tempo: Nuporanga, em tupi-guarani significa Campos Belos.

Além disso, um dos grandes eventos que acontece na cidade é a Fearten – Feira de Artesanato e Culinária, onde os visitantes podem encontrar trabalhos artesanais e se deliciar com quitutes. E quando o tema é Ecoturismo, o destaque fica para a Cachoeira dos Dourados que é formada pelo Rio Sapucaí.

Álbum de Fotos