Pedrinhas Paulista: cidade de SP inaugura obra com recursos Dadetur

Curtir
Conhecida como a Roma Brasileira, Município de Interesse Turístico investe em inovação do Teatro Municipal e Arena de Eventos Turísticos

O Município de Interesse Turístico (MIT) de Pedrinhas Paulista inaugura neste domingo (12), com a presença do secretário de Turismo e Viagens do Estado de SP (Setur-SP), Roberto de Lucena, três obras com recursos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur), ligado à Setur-SP.

Elas foram assinadas entre 2019 e 2021 e tratam da Construção da Arena de Eventos Turísticos, no valor de R$ 594,7 mil, que consiste na construção de arena aberta em arquitetura de Coliseu; da complementação da Arena de Eventos Turísticos, no valor de R$ 276,9 mil, com a execução de serviços necessários para conclusão da Arena, sanitários e camarins; e reforma, adequação e remodelação do Teatro Municipal, no valor de R$ 615 mil, que inclui a execução de cobertura, forro, pintura, piso, sanitários, segurança e acessibilidade, equipamentos de som, luz e imagem.

Além das três obras, durante o evento também será colocada simbolicamente a "Pedra Fundamental" para início da obra do Centro Cultural, Turístico e Comunitário, referente ao convênio assinado com o Dadetur em 2022, no valor de R$ 615 mil.

"Pedrinhas Paulista é uma cidade que se destaca e tem muita representatividade, principalmente para a colônia italiana", afirma Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo. “É importante que o viajante de São Paulo e de outros estados conheçam esse município e sua história. As obras com o investimento do Dadetur vão beneficiar a região turística do Circuito das Nações”, completou.

Conhecida como a “Roma Brasileira”, por causa da colonização italiana na arquitetura, Pedrinhas Paulista possui um pouco mais de três mil habitantes e está localizada a 480 km da capital. A cidade se situa às margens do rio Paranapanema e sua economia é essencialmente agrícola, sustentada basicamente pela cultura de soja, milho e rebanhos leiteiros. As atividades culturais, artísticas e folclóricas atraem anualmente em média 11 mil turistas para o município.

Como destaque dos atrativos turísticos, encontra-se o Portal de Entrada que representa a força e a garra de seus valentes pioneiros. O portal foi inaugurado em 2001 e simboliza a tradição das cidades italianas. O local também conta com o Memorial ao Imigrante, cujas 20 colunas cravadas em semicírculo contendo os mapas do Brasil e Itália, representam a união dos dois povos.

Álbum de Fotos