Pesquisa revela nível de satisfação de moradores de 393 cidades turísticas paulistas

Compartilhe!

1 curtiu
População destacou benefícios econômicos e sociais da atividade
 
O Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), publicou, em seu site, os resultados de sua mais recente Pesquisa de Percepção do Turismo nos Municípios Paulistas, agora em sua 3ª edição. O levantamento busca compreender o impacto da presença de turistas nas cidades do interior paulista, sob o olhar dos próprios munícipes.
 
Em comparação com os resultados das últimas duas edições da pesquisa, percebeu-se o aumento na porcentagem de pessoas que consideram o turismo bom para suas cidades. Entre os aspectos positivos, destaque para os mais de 85% dos entrevistados que revelaram que a presença de visitantes beneficia a economia local. Para mais de 70% dos entrevistados, o turismo também ajuda a preservar a cultura local, cria empregos e melhora a qualidade de vida dos munícipes.
 
Também foram realizadas perguntas para avaliar aspectos negativos da presença de turistas nos municípios, como danos ao meio ambiente, acúmulo de lixo e engarrafamento de automóveis. Os aspectos negativos foram percebidos por menos de 20% dos entrevistados. O levantamento foi realizado em 393 municípios e teve 17.890 respostas. Os resultados apresentam um nível de confiança de 95%, com margem de erro de 0,74 pontos percentuais para mais ou para menos.
 
 “A pesquisa oferece uma base sólida para os gestores de turismo, estaduais e municipais, medirem e monitorarem a satisfação local com o turismo e as percepções de algumas questões específicas, a fim de garantir que o crescimento sustentável do turismo no estado esteja alinhado com os valores de sua população”, afirma Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens do estado de São Paulo.