Região é estratégica para o escoamento da produção cafeeira e conta com atração cultural que valoriza o legado cafeeiro do Estado
O Museu do Café de Santos é um dos 57 atrativos turísticos do novo programa
Rotas do Café de São Paulo, apresentado nesta terça-feira, 8, pelo Governo de São Paulo para valorizar a história do café em fazendas centenárias, ateliês, centros de pesquisa abertos à visitação, e apresentá-los como atrativo turístico. Além de espaços culturais ligados ao café, como o museu, há destinos isolados de grande potencial e cinco rotas temáticas inéditas.
O avanço do café em São Paulo, Estado que mais consome o grão no Brasil, impulsiona o turismo rural, um dos segmentos turísticos mais pujantes do interior paulista, segundo o Sebrae. Apenas na capital, são consumidas cerca de 25 milhões de xícaras por dia em padarias, restaurantes e estabelecimentos como o Cupping Café, eleito uma das cem melhores cafeterias do mundo na lista The World’s 100 Best Coffee Shops.
O programa Rotas do Café de São Paulo é uma parceria da Casa Civil com as secretarias de Turismo e Viagens (Setur), Economia e Indústria Criativas (Secult), Agricultura e Abastecimento (SAA), Desenvolvimento Econômico (SDE), da InvestSP, ligada à SDE, e do Museu do Café, de Santos.
Na Rota Mantiqueira Vulcânica, por exemplo, o visitante tem a chance de degustar o famoso Café Bazilli, selecionado pelo Vaticano para servir os papas Francisco e Bento XVI em visita ao Brasil. A experiência acontece em Caconde. Mas se a ideia é percorrer toda a jornada de produção do café, do plantio de mudas à moagem do grão, o Café Labareda, em Cristais Paulista, oferece o roteiro completo, na Rota Mogiana Paulista.
As experiências continuam nas Rotas Alta Paulista; Circuito da Águas; e Cuesta, Itaqueri e Tietê. “As Rotas do Café de São Paulo valorizam a identidade dos destinos, destacam os produtores e seus territórios, geram oportunidades de trabalho e oferecem experiências autênticas e sustentáveis”, afirma Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens de São Paulo.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Alan Viana, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2888
Luciana Vicária, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2819
Rafael Tavares, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2829
Caroline Figueiredo, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2830
Maristela Bignardi, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2898
Ingrid Chagas, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3204-2800 R: 2892
Eduardo Nago, imprensaturismo@sp.gov.br, (11) 3203-2800 R: 2894