Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 20 de abril de 2024.
 
 
03/02/2017
NOTÍCIAS
São Paulo e Paraná unidos pelo Turismo


O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o governador do Paraná, Beto Richa, assinaram na manhã desta sexta-feira, 3/2, parceria para investimentos na região de Angra Doce. Esta iniciativa inédita prevê que os dois Estados possam alocar recursos, investindo na mesma área, transformando-a num importante polo turístico. Angra Doce fica na divisa do Paraná e São Paulo. Com isso, dez cidades paulistas e cinco paranaenses, às margens da represa de Chavantes, serão beneficiadas com o fortalecimento da economia turística. A assinatura do convênio aconteceu na cidade paranaense de Ribeirão Claro.
 
Na oportunidade, Alckmin ressaltou a importância da atividade turística como ferramenta para alavancar a geração de emprego e renda, estabelecendo assim um cenário propício para abrandar a crise econômica do momento. “Nós vamos somar esforços. São 15 municípios que compõem a região para fomentar o turismo e trazer empreendedores, promover esportes náuticos, peças, aquicultura, lazer, pousadas, infraestrutura, perto de Curitiba, perto de São Paulo, uma região maravilhosa, uma boa parceria entre dois estados irmãos, unidos pelas águas do Paranapanema”, disse o governador paulista.
 
Vale lembrar que a região da represa de Chavantes recebeu este nome devido à formação de várias baías e ilhas em torno do lago, que lembram a região de Angra dos Reis, no litoral fluminense. A região tem 400 km2 de extensão e o lago tem mais de 9 bilhões de m3 de água, formado pelos rios Paranapanema e Itararé. 
 
Com a assinatura do convênio, começam a ser feitos vários estudos e ações de trabalho para a melhoria da infraestrutura da região, com recursos dos dois estados. Além disso, se abre a oportunidade para a iniciativa privada também participar dos investimentos, por meio do Programa Cidades do Pacto Global, da Organização das Nações Unidas (ONU).
 
Fazem parte do projeto as cidades de Ribeirão Claro, Carlópolis, Siqueira Campos, Jacarezinho e Salto do Itararé, no estado do Paraná; e Chavantes, Ourinhos, Canitar, Ipaussu, Timburi, Piraju, Fartura, Bernardino de Campos, Itaporanga e Barão de Antonina, no estado de São Paulo.
 
Das cidades paulistas, ao menos cinco já declararam intenção de se transformar em Municípios de Interesse Turístico (MIT). A criação dos MITs foi ideia e inciativa do governador Geraldo Alckmin, concretizado pela Lei Estadual n° 16.283/2016. Ao todo, devem ser criados até o final deste ano 140 MITs. Cada um deles vai receber recursos para serem investidos na melhoria do setor de turismo, a exemplo do que já é feito hoje com as cidades consideradas estâncias turísticas. A Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo será um dos órgãos públicos responsáveis pela gestão do projeto e dos estudos.
 
A Lei federal define a região formada pela represa como área especial de interesse turístico. É isso que possibilita os dois estados fazerem investimentos em Angra Doce. “A região deve se transformar no novo polo turístico dos dois estados, o que vai gerar empregos e uma melhoria na qualidade de vida dos moradores das cidades paulistas e paranaenses atendidas pelo projeto”, disse o secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Laércio Benko, que esteve presente na cerimônia de Angra Doce.
 
Por: Maristela Bignard


Atalhos da página

Mapa do Site

Rede Corporativa e-Solution Backsite