Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 23 de abril de 2024.
 
 
06/12/2017
NOTÍCIAS
O MIT Barretos, muito além da Festa do Peão
A cidade de Barretos, ao norte do estado de São Paulo, já conhecida por sua história e seu famoso evento popular, a Festa do Peão de Boiadeiro, tornou-se Município de Interesse Turístico – MIT. Assim as ações pelo fomento da atividade turística, agora, vão muito além do título da capital do rodeio brasileiro.
Com 120 mil habitantes, Barretos recebe anualmente cerca de 1,5 milhão de turistas e sua privilegiada localização em meio a uma região de águas termais envolve uma significativa infraestrutura nesta área. Exemplo disso é o Barretos Country Acqua Park, um parque aquático tematizado com a cultura country e sertaneja, com atrativos como praia artificial com ondas, parque de aventura com tirolesa e mini fazenda com animais e passeios a cavalo.
Outra atração, o Rio das Pedras Country Club, é um local com uma grande área verde, muitas opções de lazer, piscinas toboágua, camping com quiosques e churrasqueiras, pesqueiro, entre outros itens.
E os traços culturais da cultura típica dos peões estão presentes nos atrativos turísticos por toda a cidade, das formas mais variadas. O Parque do Peão, onde é realizada a famosa festa em homenagens aos Peões de Boiadeiro hoje é  um verdadeiro templo da cultura sertaneja no Brasil, tem uma estrutura onde também são realizados outros eventos de grande porte, como o Motorcicles, encontro de motociclistas que reúne milhares de pessoas sempre no início do mês maio, encontros de carros antigos, Rally Makers, encontro de Criadores de Muares, Provas Hípicas e  inúmeros shows de renome o ano todo.
A fé e a devoção também ganham espaço nos passeios e roteiros pensados para os turistas. A Catedral do Divino Espírito Santo é um grande atrativo, assim como a réplica da Basílica de Aparecida em menor escala, a Mini Basílica inaugurada recentemente que homenageia Nossa Senhora Aparecida, madrinha dos peões de rodeio.
Barretos, distante 432 quilômetros da Capital, também tem roteiros de compras envolvendo artes, chapéus, orquidários e demais artigos. Na área rural, também reserva atrativos para quem quer viver o sossego do interior, com hotéis e fazendas que remetes às tradições rurais, até mesmo  pesqueiros para lazer e gastronomia típica. Passando pela gastronomia, o arroz carreteiro, feijão gordo, churrasco de carne serenada e paçoca de carne - que integram a Queima do Alho- é um dos pratos mais procurados na região.
         Importante ressaltar que este MIT conta também com um grande fluxo de visitantes na área da saúde por conta do Hospital de Câncer de Barretos, mantido pela Fundação Pio XII.  Hoje é referência no tratamento, prevenção e pesquisa da doença, atendendo mais de cinco mil pacientes, por dia, oriundos de todo Brasil, integralmente pelo SUS- Sistema Único de Saúde.
Além de oferecer cursos de especialização para profissionais de medicina de toda a América Latina, a própria história do Hospital é por si só também um atrativo, pois toda a estrutura que envolve o local foi construída ao longo dos anos por doações de artistas da música sertaneja e de outros segmentos. 

Por Maristela Bignardi

Atalhos da página

Mapa do Site

Rede Corporativa e-Solution Backsite