Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 19 de abril de 2024.
 
 
27/09/2016
NOTÍCIAS
São Paulo um paraíso de aventuras

Para quem gosta de ecoturismo, turismo de aventura, contato com a natureza e atividades de preservação ambiental, São Paulo é um dos destinos mais interessantes do Brasil. Rico em florestas, cachoeiras, grutas, cavernas e paisagens diversas e peculiares, o estado é guardião de importantes remanescentes de Mata Atlântica, uma das maiores biodiversidades do planeta.
 
Para a proteção dessas áreas existem os Parques Estaduais, unidades de conservação que permitem a visitação e o turismo sustentável. Já algum tempo, o Governo de São Paulo colocou em prática o Projeto de Desenvolvimento do Ecoturismo na Mata Atlântica, iniciativa que contemplou importantes unidades de conservação do estado com melhorias na estrutura de visitação e capacitação dos moradores e gestores locais, além de ações não apenas nos parques estaduais mas também nas áreas de entorno. Tudo para receber melhor o turista e, de quebra, viabilizar a preservação da mata e das comunidades tradicionais do entorno dos parques. O que era bom, agora é um convite irresistível. Deixe São Paulo te surpreender.
 
Parque Estadual Jaraguá
O Parque Estadual Jaraguá abriga um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica da capital. Nas trilhas do parque é possível observar espécies nativas de fauna e flora, como macaco-prego, tucano-do-bico-verde, bicho-preguiça, palmito-juçara, guapuruvus, ipê-amarelo, pau-d’alho, dentre outros. Entre os atrativos do parque, a Trilha do Pai Zé leva o visitante ao Pico do Jaraguá, ponto mais alto do município de São Paulo, com 1.135 metros.

Para saber mais: http://www.ambiente.sp.gov.br/parque-estadual-do-jaragua/

Parque Estadual da Serra do Mar – Santa Virgínia
O Núcleo Santa Virgínia, do Parque Estadual Serra do Mar, fica em São Luis do Paraitinga e possui diversas opções de atividades para os ecoturistas. Entre os atrativos estão trilhas, cachoeiras, rios e o Pico do Corcovado de onde é possível, em dias de boas condições climáticas, avistar de Paraty-RJ a Santos, no litoral paulista. Uma das atividades mais procuradas neste núcleo é o rafting.

Para saber mais: http://www.parqueestadualserradomar.sp.gov.br/pesm/nucleos/santa-virginia/

Parque Estadual Furnas do Bom Jesus
A vegetação do Parque Estadual Furnas do Bom Jesus, em Pedregulho, é composta por fragmentos dos biomas Cerrado e Mata Atlântica. O relevo em forma de canyon tem declives de até 200 metros. As matas e cachoeiras são belezas naturais que atraem o visitante. Estas áreas podem ser percorridas por trilhas com mirantes em alguns pontos, localizados nos núcleos Santa Luzia e Cascata Grande. A Cachoeira Cascata Grande, uma das mais altas de São Paulo, está entre os principais atrativos.

Para saber mais: http://www.ambiente.sp.gov.br/parque-furnas-do-bom-jesus/
 
Parque Estadual Ilha do Cardoso
 
O Parque Estadual da Ilha do Cardoso abrange uma área de 13.500 hectares e está localizado no município de Cananéia, extremo sul do Estado de São Paulo. Sua grande diversidade de Mata Atlântica costeira inclui vegetações como restinga, florestas costeiras e manguezais. Uma vez no parque, não deixe de conhecer as Piscinas da Laje e a Cachoeira Grande.

Para saber mais: http://www.ambiente.sp.gov.br/ilha-do-cardoso/
 
Parque Estadual Turístico Alto do Ribeira - PETAR
 
O Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR), criado em 1958, é um dos mais antigos do Estado. Possui 35,8 mil hectares e abrange os municípios de Iporanga e Apiaí. É considerado Sítio do Patrimônio Natural da Humanidade, pois reúne uma das áreas de Mata Atlântica mais preservada do Brasil. A principal atração deste parque fica por conta de suas cavernas. A mais procurada é a Caverna Santana, com diversos espeleotemas.

Para saber mais: http://www.ambiente.sp.gov.br/petar/


Atalhos da página

Mapa do Site

Rede Corporativa e-Solution Backsite