Santos - São Paulo - Brasil, 18 de abril de 2024.

08/02/2018
A natureza privilegiada de Cabreúva, agora MIT
Cabreúva a 88 quilômetros da Capital, agora é MIT - Município de Interesse Turístico, e sua natureza preservada por ser APA (Área de Proteção Ambiental) atrai inúmeros turistas, contabilizando 200 mil por ano, muito além de do número de habitantes que chega a 47 mil. Seus atrativos diversificados também envolvem produção de doces caseiros e cachaças, tem forte cultura budista e spas.
O município também está na rota de ciclistas que passam pelas estradas de terra, trilhas e paisagens em meio as cinco serras que compõem o território cabreuvano (Guaxinduva, Taguá, Cristais, Guaxatuba e Japi). Atualmente compõe o roteiro Caminho do Sol, que serve para introspecção e contemplação e faz parte do Roteiro dos Bandeirantes, caminho que margeia o rio Tietê utilizado na época das bandeiras para explorar o interior do Brasil, fazendo, assim, parte da história do país.
Este MIT ficou conhecido como Terra da Pinga em meados do século XVIII pelo cultivo da cana-de-açúcar para a fabricação de aguardente. Até hoje o município conta com engenhos de cana e alambiques que podem ser visitados. Outra atração e Festival de Inverno de Cabreúva, devido às baixas temperaturas do meio do ano. No ano passado atraiu 20 mil pessoas  em dois dias e contou com muita comida típica de inverno, como caldos, paellas, lanches, escondidinhos e inúmeras atrações musicais.
Eis alguns atrativos capazes de movimentar a atividade turística de Cabreúva:

Centro de Meditação Kadampa Brasil – maior centro de meditação Kadampa do mundo, o local oferece visitas guiadas abertas ao público e prece pela paz mundial e meditação aos finais de semana. https://budismokadampa.org.br/

Alambique Rainha da Praia – fundado em 1947, o alambique Rainha da Praia originalmente produzia a cachaça e a vendia no litoral do estado. Atualmente a cachaça ainda é produzida no local e os donos mostram aos turistas como é o processo de fabricação. Na mesma propriedade funciona um pesqueiro com quiosque na beira do lago que serve variedades de peixes, guarnições, saladas etc.

Centro Histórico – criado por lei municipal em 2000, é composto pela Igreja Matriz Nossa Senhora da Piedade, Praça Comendador Martins, Praça Alberto Mesquita Camargo, coreto, árvore cabreúva, prédios da Prefeitura e da antiga cadeia e pelas ruas mais antigas da cidade. A Matriz foi elevada à capela curada em 1826 e sua estrutura era de pau de pilão, construída por escravos.

Camping Cabreúva – é um parque aquático com diversas piscinas e toboáguas, lagos, esportes de aventura como arvorismo, rapel e trilhas.

Serra do Japi – trata-se de um raro remanescente de Mata Atlântica no Interior do Estado de São Paulo, detentora de 7% de remanescentes da formação original do bioma Mata Atlântica do Brasil. A riqueza de sua biodiversidade está diretamente relacionada ao fato de que a Serra do Japi possui uma condição climática diferenciada já que se localiza em uma região ecotonal, isto é, uma área de transição ou junção entre duas ou mais formações florestais. No caso, as Umbrófilas da Serra do Mar e as Semideciduais do interior paulista. Uma das características mais relevantes das áreas ecotonais é a alta diversidade de formas de vida. Considerada “Reserva da Biosfera da Mata Atlântica” pela Unesco, é uma das últimas grandes áreas restantes da Mata Atlântica do Brasil e do interior paulista ainda preservada em uma região densamente ocupada, representando uma das últimas grandes áreas de floresta contínua do Estado de São Paulo, sendo o testemunho de uma flora e fauna exuberante. Estende-se por um total de 350 Km². Desse total uma área de 191,7 km² foi tombada pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo).

Por Maristela Bignardi