Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 18 de abril de 2024.
 
 
15/03/2018
NOTÍCIAS
Natureza e cultura em Santo Antônio da Alegria
Agora MIT- Município de Interesse Turístico, a cidade de Santo Antônio da Alegria fica na região nordeste do Estado de São Paulo, fazendo divisa com Minas Gerais, distante 320 quilômetros da Capital. Seu nome é uma homenagem ao padroeiro da cidade (Santo Antônio de Pádua) e Alegria, se deve ao fato de que, na época, muitas festas aconteciam na fazenda Cuscuzeiro (local onde a cidade teve início) devido ao grande fluxo de tropeiros que viajavam de um estado ao outro e paravam para descansar no local.

Com quase sete mil habitantes, este MIT recebe anualmente cerca de 100 mil turistas, em especial pelos atrativos que envolvem a natureza e o folclore. Exemplo disso é a Serra da Laginha ou Ilha do Ar, conhecida pela sua beleza natural formada por três morros, sendo um dos pontos turísticos mais belos de Santo Antônio da Alegria e região. Seu atrativo principal é a prática de voo livre, como parapente, paraglider e asa delta, onde turistas de todo Brasil e até do exterior participam dos campeonatos realizados no local, pois a Ilha do Ar proporciona condição de voo em todo seu quadrante, sendo assim, o esportista não perde viagem independente da direção que o vento esteja soprando.
Ainda sobre o tema natureza, a cachoeira do Baú é considerada a mais bela de Santo Antônio da Alegria composta por três quedas e, segundo a história, no local ainda há as antigas ruínas daquela que já foi a primeira Usina de Energia Elétrica da cidade, na época que o município ainda era chamado de Cuscuzeiro. Vale lembrar que Santo Antônio da Alegria esta às margens do Ribeirão Pinheirinho afluente do rio Sapucaí-Mirim.

O turismo deste MIT passa pela cultura, e todo início de janeiro acontece a tradicional festa do Santo Reis em diversos bairros rurais, com auxílio dos festeiros que servem almoço e doces típicos. As Companhias de Reis também se reúnem, em três dias de festa na Praça do Rosário e recebem visitantes de todos os lugares do país que prestigiam e se confraternizam em meio a esta festa religiosa e cultural, tradicional do município.

Tem mais: a Festa de Congo (Congada) - é considerada um desfile ou uma procissão que reúne elementos africanos de Angola e do Congo. Trata-se de uma criação dos escravos negros no Brasil, tendo sofrido influência ibérica; no passado as entidades dos cultos africanos eram identificadas aos santos do catolicismo e desta forma a igreja, os senhores do engenho e autoridades aceitavam a manifestação cultural. Composta por danças, cantos e músicas ela é encerrada na maioria das vezes na Igreja de Nossa Senhora do Rosário (protetora dos escravos), onde acontece a coroação do Rei do Congo e da Rainha Ginga de Angola. Este é um exemplo do crescimento e desenvolvimento do folclore do município.
Outro atrativo deste MIT é a culinária com várias empresas fabricantes de doces, bolachas e queijos localizadas em boa parte na Rua da Gastronomia, importante destino local aos turistas.
 
Por Maristela Bignardi

Atalhos da página

Mapa do Site

Rede Corporativa e-Solution Backsite