Santos - São Paulo - Brasil, 18 de abril de 2024.

02/04/2018
Salto ganha novos atrativos turísticos
A Estância de Salto dá um grande passo no desenvolvimento turístico municipal ao inaugurar no dia 31 de março o Parque da Ilha da Usina, com a presença do Governador Geraldo Alckmin e do secretário de Turismo do Estado, Fabricio Cobra Arbex. Também foram entregues a revitalização da Ponte Pênsil e do Caminho das Esculturas. Todas as intervenções foram feitas mediante parceria entre Município e Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo.

“Essas obras de infraestrutura turística consolidam os atrativos de Salto, fortalecendo a política pública de turismo com o apoio de recursos estaduais”, ressaltou Cobras, Secretario da Pasta.

Como uma das 70 estâncias turísticas paulistas, Salto tem direito de solicitar recursos do Estado para apoiar a realização de projetos de melhoria da infraestrutura voltada à atividade. O repasse é realizado por meio de convênio entre a Prefeitura e a Secretaria de Turismo do Estado, por meio do DADETUR (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos).

Para a primeira etapa do serviço no Parque Ilha da Usina, o Estado investiu R$ 1.176.448,08 para implementar uma área de recepção, dois mirantes, quatro estações de observação e uma passarela com extensão de 320 metros. Esse investimento contempla uma área, por volta, de sete hectares entre o Rio Tietê e novo destino de lazer próximo da Hidrelétrica de Porto Góes, criada em 1920.

Já o projeto de reforma e revitalização da Ponte Pênsil e Caminho das Esculturas recebeu investimentos de R$ 447.673,88, recursos que incluíram melhorias do trajeto. Agora, os usuários do local poderão trafegar por cima da cachoeira do Salto.

“Desde 2011, investimos R$ 26 milhões, através do DADETUR em Salto, para o desenvolvimento turístico do município. Com as obras de infraestrutura que estamos entregando, a cidade vai se tornar ainda mais atrativa para receber um maior número de turistas”, disse o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin.

Desde 2011, a Estância Turística de Salto recebeu repasses de R$ 22.730.150,81 do Governo do Estado de São Paulo para obras de desenvolvimento turístico do município.